Filmes

Crítica

Mundo Cão | Crítica

Mundo Cão (Ghost World)

Pedro Hunter
03.01.2002, às 01H00
ATUALIZADA EM 21.09.2014, ÀS 13H12
ATUALIZADA EM 21.09.2014, ÀS 13H12

Terry Zwigoff, diretor do documentário Crumb, mostra novamente seu apreço pelo quadrinho underground americano com esta ótima adaptação da HQ homônima de Daniel Clowes.

Mundo Cão traça a vida de duas adolescentes que entram na idade adulta: a protagonista Enid, interpretada magistralmente por Thora Birch – de Beleza Americana, no qual desempenhava papel bastante similar –, que se recusa a abandonar sua postura anticonformista; e sua melhor amiga, Rebecca (Scarlett Johansson), que logo se adapta às responsabilidades adultas, afastando-se da colega. Em meio a isso, ambas conhecem uma série de personagens estranhas, principalmente SeymourSteve Buscemi, em um dos melhores trabalhos de sua carreira –, um esquisito homem de meia-idade aficionado por discos antigos, com quem Enid logo desenvolve um bizarro relacionamento.

Com um roteiro que mistura comédia e drama em doses exatas, personagens memoráveis, brilhantes atuações de quase todo o elenco e com muitas referências culturais (e contra-culturais), Mundo Cão é um excelente filme “alternativo”. Embora meio fora do gosto do grande público, ele é uma obra recompensadora para os que apreciam este gênero de cinema.

Defeitos&qt& Nenhum grave. A atriz Thora Birch talvez seja bela demais para o papel. Mesmo seus óculos grossos, roupas estranhas e manias esquisitas dificilmente fariam dela uma pária em sua turma de escola. O final, por sua vez, é demasiado aberto a interpretações para a maioria dos espectadores.

Embora tendo sido exibido em festivais de cinema, tudo leva a crer que o filme não será lançado no Brasil, mesmo em circuito restrito. É uma pena. A obra foi um razoável sucesso nos Estados Unidos e será lançado em DVD (com diversas cenas extras) por lá em fevereiro. Resta esperar que tenha o mesmo destino por aqui.

MUNDO CÃO (GHOST WORLD)
Capitol Films/MGM – longa-metragem
111 minutos – Cor – 2001
Dois ovos e uma gema para o grande público.
Quatro ovos e uma clara para apreciadores de cinema (ou HQ) independente.

Ghost World - Aprendendo a Viver
Ghost World
Ghost World - Aprendendo a Viver
Ghost World

Ano: 2001

País: EUA/Alemanha/Inglaterra

Classificação: 12 anos

Duração: 111 min

Direção: Terry Zwigoff

Roteiro: Daniel Clowes

Elenco: Thora Birch, Scarlett Johansson, Steve Buscemi, Brad Renfro

Nota do Crítico
Ótimo

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.