Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Crítica

Maldição | Crítica

Maldição

ÉB
28.09.2006, às 00H00.
Atualizada em 03.11.2016, ÀS 22H03

Maldição
An American Haunting
EUA, 2005
Terror - 99 min

Direção e roteiro: Courtney Solomon

Elenco: Donald Sutherland, Sissy Spacek, Rachel Hurd-Wood, James DArcy, Matthew Marsh, Thom Fell, Sam Alexander, Zoe Thorne, Miquel Brown, Shauna Shim, Lila Bata-Walsh, Howard Rosenstein

É terrível, mas esses filmes de terror pra adolescentes são tão parecidos que até os nossos textos começam a ficar todos com a mesma cara! Afinal, todos eles insistem nas mesmas fórmulas de sempre - os efeitos sonoros altos, os sustos gratuitos, as menininhas assombradas vestindo camisola... - não há quem aguente tanta mesmice!

Omelete Recomenda

A repetição é tamanha que começa a parecer que estamos presos num episódio de Além da imaginação. Entra semana, sai semana, surge em cartaz o mesmo filme, com atores diferentes e um ou outro diferencial. O exemplo da vez, Maldição (An american haunting, 2005), é mais uma película decalcada desse transfer medíocre e viciado.

Uma pena, porque o longa tinha tudo pra ser interessante. Começando pela presença de Donald Sutherland (Invasores de corpos) e Sissy Spacek (Carrie, a estranha), verdadeiros patrimônios do suspense. A premissa é interessantíssima, e se baseia em eventos supostamente reais acontecidos no estado norte-americano do Tennessee no início do século 19, que culminaram na única morte de uma pessoa atribuída a um espírito na história dos Estados Unidos.

Alega-se que o negociante John Bell (Sutherland) e sua família eram amaldiçoados por uma vizinha bruxa vingativa, que teria conjurado forças demoníacas para assombrá-los. Está até mesmo documentado que a filha de Bell (Rachel Hurd-Wood no filme) certa vez foi erguida do chão pelo espírito, que a estapeou na cara, em frente a diversas testemunhas, e que líderes religiosos teriam ouvido vozes do além no local dentre os anos de 1817 e 1821, além de avistado um enorme lobo preto.

O problema é que nas mãos do fraquíssimo diretor Courtney Solomon (Dungeons & Dragons - precisa dizer mais?) a intrigante história, gravada em belas locações na Romênia, vira um besteirol risível. Ele chega ao cúmulo de inventar uma "câmera-fantasma", emulando em primeira-pessoa o bruxulear encapetado do furioso desencarnado, enquanto ele flutua, em meio aos atores com expressões assustadas, pelo casarão dos Bell. Só faltou o gemido "uhhhhhhhhhhh", no melhor estilo dos desenhos do Scooby-Doo...

Outra bobagem dos produtores foi entregar o roteiro a Brent Monahan, escritor de um livro sobre o caso, The Bell Witch: An American Haunting. Fascinado demais com suas teorias mirabolantes, Monahan arruina os mistérios da história centenária com explicações para a conjuração do espírito que acabam mesmo é por esburacar o próprio script.

Uma excelente história sem realizadores à altura, portanto. A bruxa dos Bell merecia uma maldição melhor.

Nota do Crítico

Ruim
Érico Borgo

Maldição

An American Haunting

2006
29.09.2006
91 min
Suspense
País: EUA
Classificação: 16 anos
Direção: Courtney Solomon
Roteiro: Brent Monahan, Courtney Solomon
Elenco: Donald Sutherland, Sissy Spacek, James D'Arcy, Matthew Marsh, Gaye Brown, Vernon Dobtcheff, Thom Fell, Shauna Shim, Zoe Thorne, Sam Alexander, Miquel Brown, Madalina Stan, Vlad Cruceru, Alin Rosca, Andrei Serban, Isabelle Almgren-Doré, Susan Almgren, Howard Rosenstein, Rachel Hurd-Wood
Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.