Filmes

Crítica

Lion | Crítica

História real de busca que durou 25 anos chega às telas em drama emocionante

Érico Borgo
11.09.2016
19h42
Atualizada em
29.06.2018
02h37
Atualizada em 29.06.2018 às 02h37

Saroo é uma das 80 mil crianças que desaparecem por ano na Índia. Depois de meses nas ruas, tentando voltar para casa, o garoto é levado a um orfanato - e de lá é adotado por uma casal australiano. Vinte anos se passam e, depois de uma epifania, ele começa a árdua procura pela sua origem, usando o Google Earth. Só que Saroo não tem qualquer ideia de onde veio e sabe apenas o número de dias que passou em um trem em direção a Calcutá, além de algumas imagens esparsas na memória.

A história real chega às telas pelos produtores de O Discurso do Rei, com direção do estreante Garth Davis, egresso da televisão. O roteiro foi adaptado do livro do próprio Saroo, que é mostrado no filme aos cinco e 20 anos.

O ator mirim indiano Sunny Pawar encanta como o Saroo criança e vende a história com talento nato. Dev Patel, que despontou em Quem Quer Ser um Milionário?, vive o protagonista adulto, em performance emocionante (a cena da epifania já vale o filme), ao lado de Nicole Kidman e David Wenham, que fazem seus pais adotivos.

A bela fotografia de Greig Fraser registra sem preconceitos as favelas indianas ou a costa australiana - os dois mundos de Saroo, criando a ligação visual necessária para que tenhamos caos e carinho em cada uma delas, como se vistas através dos olhos do garoto perdido no mundo.

A jornada de Saroo é uma que tem muito a dizer sobre o que significa pertencer a algum lugar. Fala de família, ligações afetivas e de sangue. Mais do que isso, porém, tem nas figuras dos pais adotivos uma incrível lição sobre o verdadeiro lar em questão. Não a Índia, nem a Austrália, mas o mundo.

Lion - Uma Jornada Para Casa
Lion
Lion - Uma Jornada Para Casa
Lion

Ano: 2016

País: Austrália, Reino Unido, EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 118 min

Nota do Crítico
Ótimo

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.