Deezer: 1 mês grátis + 20% OFF

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar

Viver com medo
Problem With Fear

Canadá, 2003
Comédia - 94 min.

Direção: Gary Burns
Roteiro: Gary Burns, Donna Brunsdale

Elenco: Paulo Constanzo, Emily Hampshire, Willie Garson

O diretor Gary Burns é figurinha fácil em festivais de cinema. Costuma chamar atenção com produções surrealistas de baixo orçamento e repletas de humor. Ele sempre dá mais atenção às sub-tramas e personagens secundários do que num único protagonista. Em Viver Com Medo (A problem with fear, 2003), ele repete a fórmula, mas sem o mesmo êxito.

Omelete Recomenda

O filme começa apresentando alguns personagens com várias imagens desconexas. O protagonista é Laurie, um homem de muitas fobias. Sua irmã, Michelle, o leva para o trabalho todas as manhãs e depois do expediente é Dot, sua namorada, quem vai buscá-lo e o entrega, são e salvo, para a mãe. Esta é a sua rotina, até que é lançado no mercado um bracelete capaz de, supostamente, alertar o portador contra todos os perigos que o cercam. Desenvolvido por Michelle e testado por Laurie, o produto logo se torna um grande sucesso entre a população da cidade, mas aos poucos vai gerando uma enorme paranóia coletiva.

Viver Com Medo, cujo subtítulo é A ansiosa confrontação de Laurie com as escadas rolantes, é uma história de ficção que acontece num futuro próximo. Michelle desenvolveu o tal bracelete na Global Safety Inc., onde trabalha. Os anúncios da companhia lembram os anúncios de produtos em Blade Runner (de Riddley Scott, 1982). Quando um vírus penetra no sistema da empresa e uma onda de acidentes bizarros varre a cidade, um funcionário da empresa acredita que Laurie seja o culpado pelo vírus e tenta eliminá-lo.

Paul Costanzo, no papel de Laurie, e Emily Hampshire, como Dot, estão fantásticos. Costanzo passa para o público todas as fobias de seu personagem com muita credibilidade. Mas quem rouba o filme é Hampshire. Ela constrói uma Dot de vinte cinco anos, mas idade metal de dez. Seu figurino, modo falar e andar são hilários. Ela merecia mais tempo na tela.

Mas o que poderia ser um filme de ficção científica engraçado se perde no próprio roteiro. Burns se preocupa em apresentar várias imagens duradouras que não acrescentam quase nada ao enredo e ficamos sem saber se é uma história de humor negro ou um olhar absurdo da vida e do amor na cidade grande. Há, no entanto, uma mensagem política por trás do enredo: as grandes companhias estão ao mesmo tempo estocando nossos medos e segurando nossas mãos... e cobrando por isso. A grande audácia de Burns é levantar esses temas numa comédia absurda.

Nota do Crítico

Regular
Mario "Fanaticc" Abbade

Viver Com Medo

A Problem with Fear

2003
05.09.2003
94 min
Comédia
País: Canadá
Classificação: LIVRE
Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.