Deezer: 1 mês grátis + 20% OFF

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Crítica

Um Vazio no meu Coração | Crítica

<i>Um vazio no meu coração</i>

M"
24.09.2004, às 00H00.
Atualizada em 08.11.2016, ÀS 07H02

Um vazio no meu coração
Ett Hål i mitt hjärta

Suécia/Dinamarca, 2004
Drama - 98 min.

Direção: Lukas Moodysson
Roteiro: Lukas Moodysson

Elenco: Björn Almroth, Sanna Bråding, Thorsten Flinck, Goran Marjanovic

Você assistiria a um filme sobre sexo, violência, vômito e filosofia? E se essas imagens não se pretendessem gratuitas? Bem, se você não está disposto a romper certos limites, fique longe de Um vazio no meu coração, o novo longa-metragem do diretor sueco Lukas Moodysson.

A história gira em torno de Eric, um rapaz tímido, trancado a maior parte do tempo em seu quarto. Enquanto ouve música sem parar, sua retração serve para protegê-lo do que se passa no resto do apartamento, onde seu pai, um diretor de filmes pornôs amadores realiza sua mais recente produção. Ao longo das gravações, ele e um casal de atores se embriagam e, pouco a pouco, perdem as inibições. É quando começam a expor os próprio demônios pessoais.

Reverenciado pela crítica européia, Moodysson trilha um cinema transgressor feito para quem aprecia polêmicas de difícil digestão. Um vazio no meu coração é um filme opaco, chocante e deliberadamente fragmentado. Agride a platéia com cenas repugnantes de sadomasoquismo acompanhadas de música industrial eletrônica, pop-rock e até uma inserção de A paixão de São Matheus de Bach. Reforçando a escatologia, bonecos GI Joe e modelos de borracha dos órgãos sexuais praticam todo o tipo de aberração.

Quando rodou o filme em dezessete dias, num apartamento alugado, tendo os quatro atores como co-roteiristas, Moodysson esperava que cada espectador extraísse dele suas próprias verdades. No entanto, logo após a premiere mundial na Suécia, o diretor se adiantou e deu sua própria visão da obra. Para ele, Um vazio no meu coração, é um libelo contra a fama ilusória e temporária, a degradação da mulher, reduzida na mídia ao papel de objeto e alvo de violências, a superficialidade da psicologia moderna, a cobiça do mundo ocidental, o desperdício de recursos, a automutilação na forma de cirurgias estéticas, a cultura armamentista, a violência como forma de entretenimento, a indiferença e o abuso de crianças.

Resta saber se, bombardeado por imagens tão grotescas, o público vai se dar conta dessa pretensiosa lista de intenções. Fica uma certeza, porém: assista ao filme de estômago vazio.

Omelete Recomenda

Nota do Crítico

Regular
Mario "Fanaticc" Abbade

Um Vazio no meu Coração

Ett Hål i mitt hjärta

2004
17.09.2004
98 min
Drama
País: Suécia / Dinamarca
Classificação: LIVRE
Direção: Lukas Moodysson
Roteiro: Lukas Moodysson
Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.