Filmes

Crítica

Um Natal Muito, Muito Louco | Crítica

<i>Um natal muito, muito louco</i>

02.12.2004, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H17

Um natal muito, muito louco
Christmas with the Kranks

EUA,
2004
Comédia - 98 min.

Direção: Joe Roth
Roteiro: John Grisham, Chris Columbus

Elenco: Tim Allen, Jamie Lee Curtis, Dan Aykroyd, M. Emmet Walsh, Elizabeth Franz, Erik Per Sullivan, Cheech Marin, Jake Busey, Austin Pendleton, Tom Poston, Julie Gonzalo

Às vezes, quando um filme chega ao Brasil arrasado pela crítica estrangeira, as distribuidoras tentam esconder a produção. Duas táticas comuns são a inexistência de sessões para a imprensa especializada ou, quando decidem fazê-las, avisam na última hora e escolhem uma data que tenha outro filme no mesmo horário. No caso de Um Natal muito, muito louco (Skiping Christmas, 2004), a exibição para a crítica foi avisada na véspera e programada para acontecer no intervalo entre dois filmes de outras distribuidoras, em locais diferentes, claro.

Toda essa manobra tinha o propósito de tentar estrear o filme sem que os jornalistas pudessem assistir a um filme reacionário sobre o Natal. Lendo a sinopse parece até um exagero atribuir essa característica à produção, mas não é. Tim Allen faz o papel de Luther Krank, um homem que decide fugir de toda a agitação típica do Natal e sair de férias com sua mulher, Nora (Jamie Lee Curtis). Mas quando a filha do casal resolve, de última hora, passar o feriado natalino com os pais, ele se vê obrigado a organizar de improviso uma festa de Natal para a família.

Essa história com um ar inocente, na verdade parece uma celebração à intolerância. Afinal, todos nós sabemos que desde a era moderna, o Natal virou um negócio. Por trás da mensagem de paz entre os homens, existe um comércio em que comprar, vender e consumir tomou o lugar da religião. Ao perceberem que gastaram 6 mil dólares na decoração do Natal passado, a família Krank resolve viajar para o Caribe. A viagem, além de ser um antigo sonho do casal, seria bem mais barata do que os enfeites deste ano.

Com esse argumento acompanhamos o casal passar por maus bocados na sua vizinhança. Eles são humilhados por seus vizinhos, que não aceitam ver a residência dos Krank sem nenhum enfeite natalino ou luzes. Em certos momentos, o filme lembra aqueles westerns em que a população local lincha e leva para a forca algum inocente. Eles são perseguidos como se fossem terroristas. Até os jornais da cidade apóiam a perseguição.

Os realizadores também devem pensar igual aos vizinhos, já que não constroem nenhum elemento de simpatia com os Krank. Na verdade, chegam inclusive a colocar a esposa de Luther contra ele, que acaba sendo acusado de egoísta.

Mesmo não sendo o diretor do longa, sentimos a mão do produtor Chris Columbus (Esqueceram de mim, Harry Potter) na produção. Ele é um defensor de que filmes de Natal precisam ser necessariamente comédias de pastelão com pessoas se esborrachando como em um comercial de Gelol. O que se vê na tela é de causar inveja às videocacetadas do Faustão. O ator Tim Allen é outro velho conhecido da televisão americana que sempre se associa a algum projeto natalino cinematográfico.

E assim, o que era para ser uma comédia para a família torna-se um libelo à conformidade. No final chega ser patético assistir aos mesmos vizinhos psicopatas ajudando os Krank a decorar a casa. O único ponto positivo foi a não utilização de crianças na produção. Já cansou ver atores mirins nessas produções, sempre mais inteligentes e astutos que os adultos. Pelo menos desta vez ficamos livres disso.

Dizem que na época do Natal a taxa de suicídio aumenta. Também com os filmes até agora exibidos esse ano, não resta mesmo muita esperança.

Nota do Crítico
Bom
Um Natal Muito, Muito Louco
Christmas With The Kranks
Um Natal Muito, Muito Louco
Christmas With The Kranks

Ano: 2004

País: EUA

Classificação: LIVRE

Duração: 98 min

Direção: Joe Roth

Roteiro: John Grisham, Chris Columbus

Elenco: Tim Allen, Jamie Lee Curtis, Dan Aykroyd, M. Emmet Walsh, Elizabeth Franz, Erik Per Sullivan, Cheech Marin, Jake Busey, Austin Pendleton, Tom Poston, Julie Gonzalo

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.