Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Crítica

Sêmen, uma História de Amor | Crítica

<i>Sêmen, uma história de amor</i> - Festival do Rio

M"
05.10.2005, às 00H00.
Atualizada em 14.11.2016, ÀS 09H00

Sêmen, uma história de amor
Semen, una historia de amor
Espanha, 2005
Comédia/Romance - 95 min.

Direção e roteiro: Ines Paris, Daniela Fejerman

Elenco: Ernesto Alterio, Leticia Dolera, Hector Alterio, Maria Isbert, Maria Pujalte

O cinema espanhol costuma gerar pelo menos um filme por ano que se transforma em coqueluche nos festivais de cinema mundiais, atraindo o público dos circuitos alternativos e artísticos. Geralmente o gênero dessa produção é a comédia e ele costuma abordar as relações pessoais de uma maneira bem leve. Sêmen, uma história de amor (Semen, una historia de amor, 2005) é esse filme em 2005.

Omelete Recomenda

Diferente do conterrâneo Almodóvar, as diretoras Inês París e Daniela Fejerman não se preocuparam em aprofundar problemas psicológicos em seu longa. Elas optaram por desenvolver uma trama engraçada e gostosa de se ver, em que situações cotidianas são carregadas de ironia.

Serafín (Ernesto Alterio) é um biólogo que trabalha em uma clínica de inseminação artificial. Pessoa séria e centrada, ele acha que pode controlar tudo ao seu redor. Mas sua vida é virada do avesso quando ele tromba com Ariadna (Letícia Dolera). Trapezista de circo, ela é a antítese de Serafín. Totalmente desinibida, tem cara de garota sapeca. Os destinos de ambos se cruzam para sempre no dia que ele resolve usar seu próprio sêmen para fertilizá-la, violando as regras da profissão.

Os atores estão em perfeita sintonia. Ernesto veste a pele de nerd organizado, um perfeito “Alfredinho” com seu pulôver xadrez e cabelo repartido. Já Letícia é uma graça e combina totalmente com o papel. Sua aparência de menina levada colabora para dar veracidade à sua personagem. Juntos, formam um par completamente divertido, brincando com a idéia dos opostos que se atraem. Vale destacar também Héctor Alterio como Emilio, pai de Serafín. Eles também são pai e filho na vida real e esta é a primeira vez que atuam juntos.

O filme é dirigido com competência e, como boa parte da produção hispânica, abusa de cores e formas variadas. O estilo kitsh se faz presente em toda a obra, seja na indumentária ou no cenário, principalmente nos trechos em que o circo surge como pano de fundo. A edição imprime o ritmo próprio das comédias, usando técnicas de aceleração e retrocesso da ação.

A história começa de forma bem inusitada, mas conforme a narrativa se desenvolve, se adequa ao conforto das estruturas das comédias românticas. Felizmente, isso não chega a prejudicar a película, pois o público fica interessado e se diverte ao longo da projeção. Ponto para o bem elaborado roteiro, que brinca com situações de certa forma inacreditáveis. Apesar de tratar dos encontros e desencontros do casal, o filme não apela para o sentimentalismo barato. Até nas cenas de maior emoção, o estilo cômico está presente. O melodrama cede espaço para cenas engraçadas e cativantes.

Este é o segundo longa-metragem da dupla Inês París e Daniela Fejerman. No ano passado elas apresentaram Minha mãe gosta de mulher que também foi um sucesso de público. O novo projeto segue na mesma linha. Note os títulos polêmicos, mas que mascaram simples comédias românticas, mas espirituosas e feitas com bastante equilíbrio.

Nota do Crítico

Ótimo
Mario "Fanaticc" Abbade

Sêmen, uma história de amor

Semen, una historia de amor

2005
15.07.2005
89 min
Comédia Romântica
País: Espanha
Classificação: 14 anos
Direção: Daniela Féjerman, Inés París
Roteiro: Inés París, Daniela Féjerman
Elenco: Ernesto Alterio
Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.