Brasileiros costumam ironizar as traduções feitas em Portugal para títulos de filmes (a mais recente que vi foi de Vertigo, transposto para o estraga-prazeres A Mulher que Viveu Duas Vezes). Mas as distribuidoras nacionais também confeccionam as suas pérolas. O mais recente equívoco se abate sobre Gaudi Afternoon (2001), da diretora Susan Seidelman, vertido para Procura-se um Amor em Barcelona. Ou seja, o que já nos primeiros minutos se mostra um suspense-pastelão de tons bizarros e rumos inesperados pode, perfeitamente, ser confundido com uma comédia romântica açucarada.
Produção espanhola com equipe e elenco dos EUA, o filme começa delineando a personalidade de Cassandra Reilly (Judy Davis), uma introspectiva tradutora de livros, que decidiu se refugiar em Barcelona, depois de ter fugido de casa aos 18 e viajado o mundo. Reclusa, beirando os 40, Cassandra evita relacionamentos e só pensa em pagar o seu aluguel e viver no silêncio. Tudo muda quando ela recebe a visita de uma norte-americana elegante e imponente, Frankie (Marcia Gay Harden), disposta a pagar 3 mil dólares para que Cassandra encontre o seu marido fujão.
Mas Frankie faz uma ressalva. O marido não é exatamente um heterossexual. Tem início, então, uma série de perseguições e correrias. O espectador constatará, mais tarde, quão flexíveis podem ser os gêneros sexuais. Como diz o clichê, "nada é o que parece ser".
O grande problema de Procura-se um Amor em Barcelona é que a diretora Seidelman, dos "crássicos" vespertinos Procura-se Susan desesperadamente (Desperately Seeking Susan, 1985) e Ela é o Diabo (She Devil, 1989), entorna o caldo ao mirar o exemplo dos filmes exóticos de Pedro Almodóvar. Como os turistas perdidos na capital catalã, retratados no filme, a diretora não apresenta a menor desenvoltura ao tratar dos temas recorrentes do diretor espanhol. A sexualidade é caricatural, a fúria é banalizada e a subversão é de fachada. Coincidem apenas o apego pelas cores fortes e pelo impacto visual. Mas a gritaria gratuita que impera em Procura-se um amor... chega a ser irritante. Nesse panorama, a falta de carisma da protagonista apenas agrava a situação.
As falas finais revelam o contra-senso derradeiro. Cassandra diz que recusa os finais felizes, catárticos, e as mudanças que acontecem de um dia para o outro na vida das pessoas. Acontece que o filme vale-se exatamente desse subterfúgio. A sua conclusão, pela regra, optaria por coroar o tom excêntrico com que a trama é conduzida - mas termina escolhendo o sentimentalismo. Em outras palavras, tudo não passa de falsa modernidade. Histeria não é sinônimo de rebeldia.
Procura-se Um Amor em Barcelona
Gaudi Afternoon
Ano: 2000
Gênero: Comédia
País: Espanha
Classificação: 14 anos
Duração: 88 min
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