Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Crítica

Nelson Freire | Crítica

<i>Nelson Freire</i>

ÉB
30.04.2003, às 00H00.
Atualizada em 21.11.2016, ÀS 09H02

Nelson Freire
Brasil, 2003
Documentário - 102min.

Direção: João Moreira Salles
Roteiro: João Moreira Salles / Felipe Lacerda / Flávio Pinheiro

O pianista Nelson Freire foi aclamado pela crítica internacional como um dos maiores pianistas do século XX. Aos 58 anos, sua carreira já dura 53, pois realizou seu primeiro recital público com apenas 5 anos de idade, despertando o interesse da imprensa da época, que não tardou a chamá-lo de "prodígio".

Omelete Recomenda

Nascido em 1944 na cidade mineira de Boa Esperança, Freire manifestou muito cedo o seu talento para a música. O fato levou seus pais a irem viver com ele no Rio de Janeiro, em busca de uma educação musical e pianística de qualidade. Quando tinha dez anos, uma rua recebeu o seu nome em sua cidade natal. Aos doze, foi premiado no Primeiro Concurso Internacional do Rio de Janeiro e recebeu uma bolsa de estudos que lhe permitiu continuar sua instrução em Viena, quando teve início sua premiada carreira internacional, que já dura mais de quatro décadas.

Apesar da meteórica ascenção, Nelson Freire sempre evitou ao máximo o estrelato, buscando apenas desenvolver seu talento e a música, longe do assédio da imprensa. Essa característica levou-o a passar 25 anos sem gravar um álbum sequer como solista, o que colaborou também para que seu nome ficasse restrito ao circuito da música clássica, no qual é considerado uma espécie de "segredo bem guardado". A situação deve se reverter em parte agora, quando chega às telas o documentário Nelson Freire - um filme sobre um homem e sua música, dirigido por João Moreira Salles (Notícias de uma Guerra Particular, América).

Filmado no Brasil, França, Bélgica e Rússia, o documentário acompanha o pianista em concertos e recitais, desde seu "entendimento" com um novo piano até a recepção dos admiradores nos camarins.

Formado por 31 painéis que poderiam ser exibidos em qualquer ordem, o longa retrata Nelson Freire como ele é... seus cacoetes, a amizade de quarenta anos com a pianista argentina Martha Argerich, suas apresentações, a timidez divertida, os sacrifícios da família, o impressionante talento e, o mais importante, sua música. Belíssimas composições pontuam o filme, captadas ao vivo com notável clareza.

Uma excelente oportunidade para conhecer um pouco do trabalho de Nelson Freire e entender por que o músico é chamado de "o pianista dos pianistas".

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.