Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Crítica

Micaela - Um Filme Mágico | Crítica

<i>Micaela - Um filme mágico</i>

M"
24.03.2005, às 00H00.
Atualizada em 15.11.2016, ÀS 04H01

Micaela - um filme mágico
Micaela - Una Película Mágica
Argentina,
2004
Infantil - 83 min.

Direção: Rosana Manfredi
Roteiro: Fernando Azpiri

Elenco: Micaela Casotto, Mario Bogado, Tomas Crespo, Luciano Acosta, Brenda Mora, Camila Franco, Arialdo Jiménez, Daniel Kargieman, Chunchuna Villafañe, Pipo Cipolatti

A Xuxa pode ficar tranqüila. Nossos vizinhos argentinos conseguiram fazer um filme voltado para o mercado infantil pior que as já tradicionais produções de fim de ano estreladas pela Rainha dos baixinhos. Micaela - Um filme mágico (Micaela, una película mágica, 2002) chega ao mercado brasileiro com três anos de atraso. Mas se não fosse lançado, ninguém sentiria falta. Pelo contrário, o longa é tão fraco que chega a ser uma afronta quando comparado aos recentes filmes argentinos exibidos por aqui. Se a formação da diretora Rosana Manfredi é o cinema publicitário como diz seu currículo, é de se imaginar quantas empresas faliram depois que tiveram suas peças publicitárias feitas por ela.

Omelete Recomenda

Já a protagonista Micaela Casotto é uma versão infantil da Rainha dos baixinhos. Ela tem o mesmo nome que o personagem do filme e ficou famosa por fazer imitações num programa de TV. Na história, Micaela adora animais, ama desenhar e brincar com seus amigos. Ela respeita a natureza e está sempre pronta para ajudar as pessoas. Ama todos os animais, especialmente seu poodle Pólo e um misterioso passarinho. É esta ave que servirá de ponte para sua entrada num mundo da fantasia em que personagens vivem felizes numa dimensão paralela onde são retratados em formato de desenho animado. Ao ser convocada para uma importante missão, Micaela é transportada para esse universo e também se transforma em desenho. Porém, ao retornar ao mundo real, ela ganha os poderes de ficar grande ou pequena e isso irá ajudá-la a enfrentar o vilão Dr. Black, que quer tirar as cores de todas as coisas do mundo.

A produção parece um subproduto do filme Super Xuxa contra o Baixo Astral (1988). Até o Dr. Black é uma cópia sem maquiagem do Baixo Astral, o vilão interpretado por Guilherme Karan. E isso não é tudo. Os personagens são todos caricatos e a dublagem é de matar. Lembram muito aquelas séries tipo Chiquititas exibidas exaustivamente pelo SBT. Tudo bem que nas produções infantis tudo é exagerado para facilitar a compreensão das crianças. Mas esse não é o caso. Aqui, o público infantil é tratado como se tivesse problemas mentais. Tudo é muito artificial e forçado, o que é um absurdo já que as crianças de hoje vêem surpreendendo com sua alta capacidade de raciocínio.

A falta de bom senso dos produtores é tanta que os pequeninos com discernimento podem ficar traumatizadas e os adultos sentirão na pele as torturas que o personagem Alex sentiu em Laranja Mecânica (de Stanley Kubrick, 1971). O roteiro é um amontoado de cenas sem uma linha narrativa. A única coisa que se salva é quando Micaela vira desenho. E nem mesmo isso é suficiente, já que os realizadores teimaram em colocar vários tipos de técnicas de animação, tornando-o uma salada indigesta.

Com uma história chinfrim e cenas que não transmitem nenhum tipo de emoção real, a solução foi criar uma trilha sonora pavorosa que é utilizada a todo instante para catequizar o espectador. Se estiver na hora de sentir emoção, entrará uma música para tentar nos forçar esse sentimento. Na hora do perigo, pode ter certeza de que subirão o volume de novo.

E como sofrimento pouco é bobagem, eles ainda tentaram copiar os excelentes encerramentos dos filmes protagonizados por Shrek, com uma música animada e os personagens dançando e brincando com ícones do mundo pop. E quando a gente pensa que o martírio acabou, ainda colocam a protagonista com seu passarinho dizendo uma frase de efeito. Se esse é o mundo colorido de Micaela, prefiro me juntar ao lado negro da força.

Nota do Crítico

Ruim
Mario "Fanaticc" Abbade

Micaela - Um Filme Mágico

Micaela, Una Película Mágica

2002
25.03.2005
90 min
Infantil
País: Argentina
Classificação: LIVRE
Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.