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Dumplings
China, 2004
Drama - 91 min

Direção: Fruit Chan
Roteiro: Fruit Chan, Lilian Lee

Elenco: Bai Ling, Maggie Cheung, Pauline Lau, Mi Mi Lee, Tony Leung Ka Fai, Miriam Yeung Chin Wah, Miki Yeung

Atualmente, no mundo globalizado, há uma busca quase que antropofágica pela beleza. As pessoas são capazes de tudo para atingir o padrão imposto pela a sociedade de consumo. Cremes, cirurgias, tratamentos, simpatias e outras técnicas esdrúxulas são vorazmente experimentadas, muitas vezes sem comprovação científica. Agora imagine o que o ser humano faria pela fonte da juventude. Dumplings (2004) do excelente diretor Fruit Chan é sobre isso.

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Ching Li (Miriam Yeung) é uma mulher de meia idade que está no pico de uma crise emocional. Ela era uma estrela de um popular programa de TV em Hong Kong que teve sua carreira destruída por uma nova geração de atrizes mais jovens. Sua vida pessoal também está um traste. Seu marido, um empresário bem sucedido, não a procura mais sexualmente. Suas atenções estão voltadas para uma massagista de 20 aninhos. Desesperada em recuperar sua beleza Ching procura Mei (Bai Ling), uma médica que costumava atender pacientes na China.

Atualmente, devido ao tratamento que ela costuma receitar aos seus pacientes, Mei só trabalha no mercado negro. Ela prepara uma espécie de bolinhos cozidos (dumplings) que, segundo ela, são um santo remédio contra o envelhecimento. A matéria-prima dos tais bolinhos são fetos fresquinhos, resultados de abortos. Ela convence Mei a experimentar dizendo que ela mesmo é muito mais velha do que aparenta. Os fetos só podem ser abortados "naturalmente", qualquer uso de drogas no processo poderia prejudicar seus benefícios.

Os resultados em Ching são visíveis. Ela se senta rejuvenescida que acaba causando um efeito afrodisíaco em seu marido. Assim, ela começa a exigir "refeições" cada vez mais fartas para Mei, que finalmente consegue o produto perfeito. Como conseqüência, o resultado acaba sendo inesperado e monstruoso. As autoridades tomam conhecimento das práticas de Mei, que acaba fugindo. Ching numa atitude diabólica tenta assegurar que o seu repugnante ingrediente não lhe falte à mesa. Nesse momento percebemos que sua dependência também se tornou psicológica.

O filme de Fruit Chan é derivado do média-metragem de mesmo nome que compunha o longa Três Extremos, em que Chan tinha ao seu lado os diretores Park Chan-wook e Takashi Miike, que contribuíram também com um média cada. A atitude de transformar Dumplings em um longa-metragem foi uma opção ousada, já que a produção anterior é uma pequena obra-prima. Parece que não existem limites para o talento desse cineasta vindo de Hong Kong. O que já era bom ficou melhor ainda. Por nenhum instante o filme fica cansativo ou perde o ritmo. Mas quem espera encontrar a mesma história terá surpresas. Passado e motivações das duas mulheres e do marido de Ching são desenvolvidos. Fruit Chan até provoca uma espécie de tremor na câmera, durante uma passagem que irá causar uma mudança significativa na narrativa. Tudo isso pontuado com uma música aterradora. A trilha é brilhantemente conduzida por Kwong Wing Chan.

Em ambas as versões (no média e no longa) podemos notar um visual apuradíssimo. A câmera lírica e claustrofóbica de Christopher Doyle move-se em perfeita sintonia com as idéias do diretor. O terror, nesse caso, não é explícito, mas sim psicológico, nos remetendo à obra de Edgard Allan Poe. A perspectiva do espectador é a mesma de Ching. O público atravessa a sua mesma jornada, que no primeiro instante causa repulsa, mas ao longo da projeção consegue aceitá-la. Esse caminho recheado de ironia e sarcasmo só poderia acontecer nas mãos de um habilidoso cineasta.

No local que nossa protagonista irá desfrutar das repulsivas iguarias observamos uma câmera que tenta desvendar os segredos que ali existem. São feitas tomadas por trás de cortinas, janelas com persianas e vasculhantes. O diretor continua o seu passeio soturno pela sala e pela cozinha, onde estão justamente Ching e Mei respectivamente. No local de abate encontramos cutelos afiados que cortam carne de maneira avassaladora. Na mesma seqüência dedos ensangüentados dão o toque macabro à cena. Todo o ritual de preparo é muito mais assustador que os usuais filmes sanguinolentos de terror. Isso é porque tudo naquele cenário é real.

Apesar disso, a intenção de Fruit Chan não é assustar, mas sim elaborar uma crítica social aos extremos que chegamos em nome da beleza. Essa escravidão imposta subliminarmente pode fazer pessoas desequilibradas cometerem os atos mais abomináveis possíveis. Em algumas cenas mais asquerosas, o humor negro se faz presente para aliviar a tensão. O final é instigante e nos faz refletir. Cuidado para não engasgar.

Nota do Crítico

Bom
Mario "Fanaticc" Abbade

Dumplings

Dumplings

2004
19.08.2004
91 min
Drama
País: China
Classificação: 18 anos
Direção: Fruit Chan
Onde assistir:
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