![]() |
||
|
||
![]() |
||
![]() |
A violência das gangues com estilo rapper já não é mais um privilégio da cidade de Los Angeles. Em Bullet boy (2004), do diretor Saul Dibb, vemos que este problema já faz parte também da realidade inglesa. Pena que Dibb prefira não ir a fundo no problema, apoiando-se simplesmente nos mesmos clichês que já foram mostrados em dezenas de outros filmes sobre o tema, independente do cenário.
A história é a mesma de sempre, Rick é um adolescente que pertence à classe pobre do Reino Unido. Mora com sua mãe e seu irmão de 12 anos. Todos da vizinhança fazem parte de grupos e vivem envolvidos em episódios de violência e drogas. Apesar de namorar Shea e ter sua família estruturada, ele não consegue se manter longe de confusão e chega até a ir preso por um tempo. Ao ser solto, sua família espera que se redima e tome um rumo certo na vida. Porém, as más influências não o deixam em paz. Rick se vê, então, em um dilema e qualquer uma de suas escolha deixará alguém insatisfeito.
A selva inglesa
Vendo cada atitude tomada pelas partes envolvidas no conflito, percebemos que um pequeno bairro inglês não está muito longe de ser comparado a uma selva. Fica-se com a ligeira impressão de que os humanos ainda não conseguiram ser civilizados. Basta um detalhe para que o estopim seja acionado. Os personagens parecem só conseguir resolver seus problemas utilizando a intimidação. Dependendo do ambiente e das circunstâncias, nossa face mais truculenta está pronta para aflorar. Em meio a todos estes conflitos, vemos a família de Rick, sua namorada e amigos participando direta ou indiretamente da ação.
Rick é interpretado pelo cantor Ashley Walters, conhecido como Asher D, o líder da banda de rap So Solid Crew. Ele deixou o grupo em 2001 para trabalhar sua carreira solo, mas foi preso em 2002 por posse de arma de fogo e ficou preso numa espécie de centro de detenção para delinqüentes juvenis. Bullet boy marca sua estréia nos cinemas e sua atuação é convincente, talvez por estar interpretando a si mesmo. O resto do elenco apenas cumpre o que foi previamente determinado, sem nenhum grande destaque.
O grande problema do filme é não ter um objetivo. Pela forma burocrática como conta sua história, o diretor demonstra não ter muito interesse em debater a questão ou se colocar nela. Ele não cria um elemento de simpatia por sua história ou por seus personagens. Ninguém é responsabilizado pela violência. Comparativamente, o longa parece um corpo que se vê sob um plástico preto estendido das esquinas das grandes cidades. A única curiosidade que ele consegue despertar é mórbida e momentânea. A única conclusão que se pode chegar é que Rick vive num mundo do qual não consegue escapar. Mas não é isso que acontece com todos nós?
Bullet Boy
Bullet Boy
Ano: 2004
Lançamento: 08.05.2005
Gênero: Drama
País: Inglaterra
Classificação: 16 anos
Duração: 89 min
Direção: Saul Dibb
Roteiro: Saul Dibb
Elenco: Ashley Walters
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários