Filmes

Crítica

Antes do pôr-do-Sol | Crítica

<i>Antes do pôr-do-Sol</i>

Marcelo Forlani
06.10.2004
00h00
Atualizada em
21.09.2014
13h16
Atualizada em 21.09.2014 às 13h16

Antes do pôr-do-Sol
Before sunset
EUA, 2004
Romance - 80 min.

Direção: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater, Ethan Hawke and Julie Delpy

Elenco: Ethan Hawke, Julie Delpy

Antes do pôr-do-sol (Before sunset, 2004) é uma continuação diferente do que se vê normalmente por aí. O principal motivo é que seu original, Antes do amanhecer (Before sunrise, 1995), é um filme BEM diferente do que se vê normalmente por aí. O diretor Richard Linklater (Escola de rock) e seus protagonistas, Ethan Hawke e Julie Delpy começaram a contar uma história de amor há nove anos e agora retomam o tema exatamente do ponto onde pararam.

Jesse (Hawke) e Celine (Delpy) se conheceram num trem que corta a Europa, começaram a conversar, sorrir, flertar e, ao chegar em Viena, deveriam dizer adeus, pois o jovem americano ficaria por ali e pegaria o avião de volta para casa, enquanto ela continua sua viagem para Paris. Antes do derradeiro tchau, uma última cartada desça aqui e passe a noite comigo. Assim, sem compromisso, os dois descobrem a capital austríaca, encontram videntes, dançarinas, poetas e o amor. Antes do amanhecer, eles correm até a estação de trem, de onde a francesa seguiria viagem, e, sem trocar telefones, endereços, ou sobrenomes, fazem uma última promessa: vão se reencontrar naquela mesma estação em seis meses.

A história acima é o resumo do lindíssimo Antes do amanhecer, um romance que paradoxalmente é utópico e realista ao mesmo tempo. É também o ponto de partida para Antes do pôr-do-sol, já que Jesse usou sua experiência ao lado de Celine para escrever um livro. Após passar por diversas cidades européias em uma turnê promocional de sua obra, ele finalmente chega a Paris. Em uma pequena livraria que fica ao lado da Catedral de Notre Dame, ele conversa com jornalistas locais. Sua resposta à pergunta sobre o possível reencontro dos dois protagonistas é a síntese perfeita de como as pessoas poderiam entender o primeiro filme. Os românticos acreditariam que os dois se reencontraram e viveram felizes para sempre. Os céticos, que nada mais aconteceu. E, finalmente, há os que até hoje estão em dúvida, como o tal jornalista que fez a pergunta. Em seguida, Jesse vê Celine no fundo da loja e as dúvidas começam a desaparecer quando os dois saem dali em direção a um Café.

Antes do pôr-do-sol foi feito para retratar uma conversa em tempo real, de meros 90 minutos, mas que consegue ser mais denso do que as 14 horas do encontro anterior. Caminhando junto com Jesse e Celine, o espectador não só descobre se os dois se encontraram novamente, mas matam a curiosidade sobre o rumo que suas vidas tomaram, suas carreiras profissionais, seus sonhos e suas frustrações.

As ótimas atuações de Julie Delpy e Ethan Hawke são melhor compreendidas quando se sabe que os dois ajudaram Linklater a escrever o roteiro. Os três passaram cinco meses trocando e-mails, telefonemas, faxes e fazendo reuniões. Os atores colocaram no texto muito de suas vidas pessoais. Hawke, que na época estava se separando de Uma Thurman, fala de alguns problemas conjugais. Delpy conta que quando era garota, queria me envolver com política, dando dicas de que Celine é também um pouco dela mesma. O resultado de tanto envolvimento individual é que o filme consegue passar a idéia de que os dois não estão atuando, mas apenas conversando como amigos muito queridos.

O papo entre os dois, os flertes, as indiretas, tudo isso nos faz lembrar porque o romance é tão cultuado há nove anos. Méritos para o diretor que criou uma franquia completamente diferente das comédias românticas acéfalas que pululam por aí.

Embora assistir aAntes do amanhecer não seja necessário para entender o novo filme, ajuda a captar as nuances de cada personagem. No primeiro, há uma paixão juvenil, inocente, insegura, selvagem e louca a ponto de acreditar no destino. Agora, há um sentimento ainda mais forte, como dois pedaços de ímã, que até podem se repelir, mas que quando estão na posição certa, são difíceis de separar.

Antes do Pôr do Sol
Before Sunset
Antes do Pôr do Sol
Before Sunset

Ano: 2004

País: EUA

Classificação: LIVRE

Duração: 80 min

Direção: Richard Linklater

Roteiro: Richard Linklater, Julie Delpy, Ethan Hawke

Elenco: Ethan Hawke, Julie Delpy

Nota do Crítico
Excelente!

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.