Transforme sua forma de curtir entretenimento

Conheça o Chippu Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Crítica

Mais do que resgate histórico, Honestino se destaca como manual de instruções

Diante de ameaça autoritária, doc sobre vítima da ditadura está ciente de sua atualidade

Omelete
3 min de leitura
22.10.2025, às 06H00.
Atualizada em 24.10.2025, ÀS 08H04
Bruno Gagliasso em Honestino (Reprodução)

Créditos da imagem: Bruno Gagliasso em Honestino (Reprodução)

Política é guerra sem derramamento de sangue, e guerra é política com derramamento de sangue”. A frase de Mao Tsé-tung, repetida em cena de Honestino, encerra muito do que o filme mostra sobre a resistência estudantil contra a ditadura militar brasileira, entre os anos 1960 e 1970. Mais do que fazer o resgate histórico de um dos mais notórios “desaparecidos” do período, parece que o filme de Aurélio Michiles (O Cineasta da Selva) quer lembrar ao público quando política vira guerra, e como se comportar nela.

Na superfície, essa é a história de Honestino Guimarães (Bruno Gagliasso assume o papel em reencenações), estudante de geologia na UnB (Universidade de Brasília) que se tornou líder do movimento estudantil em meados dos anos 1960, conforme a ditadura militar apertava o cerco da repressão, e logo precisou mergulhar na clandestinidade. Em 1973, foi preso pela quinta vez – e, por fim, não retornou. O governo reconheceu sua morte nos porões da ditadura só 40 anos depois, em 2013.

Omelete Recomenda

A ideia de traçar a trajetória de Guimarães, da gênese em uma família de intelectuais aos primeiros confrontos com os militares, passando pela vida em fuga por várias capitais do país e as difíceis articulações com o restante do movimento durante este período, é nobre. Melhor ainda, no entanto, é como Honestino identifica ali a oportunidade de rascunhar um manual de instruções para o que pode estar por vir em um país que, nos últimos anos, brincou perigosamente com um retorno ao autoritarismo.

Daí o cuidado de Michiles e seu corroteirista, André Finotti (3 Obás de Xangô), em fundar as idas e vindas da vida do seu biografado em uma lógica simples de ação e reação. Honestino fala contra a injustiça e a doutrinação, é repreendido à força, mergulha na clandestinidade, adota métodos mais duros para contrapor a dureza dos seus algozes. Em certo ponto, uma das entrevistadas de Michiles diz com todas as letras o que o filme já dizia nas entrelinhas: clandestinizar os estudantes levou à radicalização dos estudantes.

E Honestino não argumenta a favor nem contra a perpetuação desse ciclo, na verdade. Ele apenas o testemunha, e mostra como a vida é sob o jugo dele. É uma articulação poderosa, em termos cinematográficos, que Michiles ainda sustenta com uma costura rítmica habilidosa de depoimentos, imagens de arquivo e encenações. Estas últimas, é claro, servem ao filme como uma ferramenta de pessoalidade, a parte humana do seu manifesto.

Na necessidade dessa aproximação, a performance à flor da pele de Gagliasso é uma virtude. Por vezes, o ator se revela tão surpreso e tocado pelas palavras de Honestino quanto o espectador, posicionando-se ali como um representante nosso diante de uma memória que merece e precisa ser resgatada não apenas por justiça histórica, mas por necessidade política. É um filme-aviso, ou um filme-explicação – para antes que se derrame mais sangue, ou para quando ele for derramado.

*Honestino foi exibido no Festival do Rio 2025e na 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Ainda não há previsão de estreia no circuito comercial.

Nota do Crítico

Honestino

2025
86 min
País: Brasil
Direção: Aurélio Michiles
Roteiro: Andre Finotti, Aurélio Michiles
Elenco: Bruno Gagliasso
Onde assistir:
Oferecido por

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Sucesso

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.