Filmes

Crítica

The Face of an Angel | Crítica

Crime e manipulação midiática no metalinguístico novo filme de Michael Winterbottom

Érico Borgo
17.10.2014
16h58
Atualizada em
29.06.2018
02h37
Atualizada em 29.06.2018 às 02h37

No novo filme do prolífico britânico Michael Winterbottom (A Festa Nunca Termina), Daniel Brühl (Rush) vive Thomas, um cineasta em busca de uma segunda chance em Hollywood depois que seu primeiro longa falhou anos atrás nas bilheterias. Ele vai a Siena, na Itália, para pesquisar sobre um brutal assassinato que está atualmente em julgamento na cidade.

As ordens vêm de seus produtores, em busca de um produto palatável pra vender; a atmosférica cidade medieval e seus habitantes, porém, começam a exercer uma estranha influência sobre o diretor. Ele passa a ter visões e pesadelos desconcertantes enquanto segue em sua busca pela verdade, auxiliado pela estudante Melanie (a modelo Cara Delevingne, em debute impressionante).

Entre os personagens está um grupo de repórteres de tabloide, interessado nos ângulos mais vendáveis do crime. "Sexo e violência são nosso ganha-pão - e agora são o seu também", explica a bela Simone (Kate Beckinsale) para o desgosto do diretor (ou seria dos diretores, Thomas e Winterbottom?)

A trama é inspirada em fatos, no assassinato da estudante britânica Meredith Kercher - a quem o filme é dedicado - em 2007. Mas o crime é mero pano-de-fundo para a metalinguagem de Winterbottom, que está mais interessado na jornada torturante e dantesca do diretor em busca de seu próximo filme.

Há um sem-fim de referências à Divina Comédia na produção, começando pelo "rosto de anjo" do título, como o da bela Beatriz do poema. Ao final, o cineasta levanta questões sobre o interesse do público, alimentado pela mídia sensacionalista, em assassinatos e como as opiniões mudam em função do que as narrativas exigem. Quem julga, afinal? O público ou o poder público?

Leia mais críticas do Festival de Toronto 2014

 

The Face Of An Angel
The Face Of An Angel
The Face Of An Angel
The Face Of An Angel

Ano: 2014

País: Itália, Reino Unido, Espanha

Classificação: LIVRE

Nota do Crítico
Ótimo

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.