Filmes

Crítica

Eu, eu Mesmo e Irene | Crítica

Eu, eu mesmo e mais um pouco de mim

Marcelo Forlani
13.10.2000
01h00
Atualizada em
21.09.2014
13h11
Atualizada em 21.09.2014 às 13h11

Que Jim Carrey gosta de aparecer, todos nós já sabíamos, mas desta vez ele exagerou. Em seu novo filme, ele contracena com ele mesmo, roubando a cena (de si próprio) com as suas habituais caretas.

Nesta comédia dirigida e produzida pelos irmão Farrelly (de Débi & Lóide e Quem vai ficar com Mary&qt&), Carrey interpreta um guarda rodoviário que sofre de dupla personalidade. Ao contrário do clássico Dr. Hyde e Mr. Jeckyll, a transformação ocorre quando ele NÃO toma o seu remédio. Se tudo está bem, ele é Charlie, um pacato pai de três filhos, trabalhador e muito prestativo. Mas se ele esquece do seu medicamento surge Hank, um ser boca suja, beberrão, briguento e de estranhos hábitos sexuais. A única coisa em comum entre estes dois personagens é a paixão por Irene, uma bela garota que cai na vida deles cheia de problemas para resolver.

A volta do ator canadense às comédias escrachadas não tem no roteiro o seu ponto forte. São as cenas protagonizadas por Carrey (é claro) que fazem o filme valer a pena. Destaque para duas lutas. Uma contra a vaca e a outra entre seus dois egos. Dos personagens secundários, valem atenção especial os filhos (&qt&) de Charlie.


Quando estreou nos Estados Unidos, o filme arrecadou US$ 24,2 milhões, fazendo valer o salário de US$ 20 milhões pagos à Carrey. O sucesso tem algumas explicações:


1. Esta foi o primeira comédia do ator desde 97, quando fez O Mentiroso
2. Criou-se uma polêmica porque uma associação de esquizofrênicos entrou com um processo contra o filme
3. Num caso nada incomum em Hollywood, Jim Carrey começou a namorar Renee Zellweger (que também fez Jerrry Maguire) durantes as filmagens e isso ajudou a divulgar a volta dele à comédia
4. É Jim Carrey

Eu, eu Mesmo e Irene
Me, Myself and Irene
Eu, eu Mesmo e Irene
Me, Myself and Irene

Ano: 2000

País: EUA

Classificação: 14 anos

Duração: 116 minutos min

Direção: Peter Farrelly, Bobby Farrelly

Elenco: Jim Carrey, Renée Zellweger, Anthony Anderson, Robert Forster, Richard Jenkins, Zen Gesner, Mongo Brownlee, Jerod Mixon, Chris Cooper, Cam Neely, Shannon Whirry, Traylor Howard, Tony Cox, Daniel Greene

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.