Filmes

Crítica

Dose Dupla | Crítica

Mark Wahlberg e Denzel Washington protagonizam filme policial com espírito oitentista

12.09.2013, às 20H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H23

Filmes como 48 Horas e Máquina Mortífera têm na dupla protagonista seu principal trunfo. Biotipos diferentes e personalidades distintas traçavam o perfil básico para o sucesso dos chamados "buddy-cops" da década de 1980. Com algumas ressalvas, esse esquema é repetido em Dose Dupla, estrelado por Mark Wahlberg e Denzel Washington.

2guns

None

2guns

None

Veteranos em longas policiais, os atores atuam no limite do descompromisso e constrõem personagens que, se não têm a profundidade exigida pela jovem audiência atual, cumprem a missão determinada pelo roteiro. O modelo falastrão de Wahlberg é transposto para tela com os palavrões de Ted e por vezes a fúria vista em Os Infiltrados. Assim, misturada com o conhecido policial veterano de Washington, cria-se uma dupla condizente com o estilo oitentista.

A trama, porém, serve a ambos apenas com uma reviravolta simples - fato que dá início à história do filme, que é inspirado na HQ homônima, escrita por Steven Grant e desenhada pelo brasileiro Mateus Santolouco. Os dois parceiros são contratados para assaltar um banco e, após a primeira incursão no local, descobrem que o mandante do crime não é exatamente quem diz ser.

O cenário em questão é o sul dos Estados Unidos, usado de maneira comedida pelo diretor islandês Baltasar Kormákur. O calor, os personagens e as paisagens são pouco explorados e, quando o são, não convencem - tudo soa como uma repetição sem inspiração de alguma loucura de Robert Rodríguez. Ao não aproveitar da forma correta a situação, o diretor pelo menos dá espaço à dupla principal, que ofusca qualquer coadjuvante - quando não escancaram uma atuação caricata como a de James Marsden.

Em Dose Dupla, não há sequer a intenção de impressionar o espectador com grandes sequências de ação. E, mais uma vez, quando explora a possibilidade, Kormákur erra a mão, exagera no estilo (câmeras lentas e close-ups) e cria cenas confusas a lá Michael Bay. A violência explícita e os momentos tensos, por outro lado, fluem melhor que o frenesi das perseguições de carro. Com mais calma e dando mais espaço para as atuações, o diretor consegue transmitir ao mesmo tempo aflição e empatia em planos fixos nos rostos dos atores.

O filme não carrega a força e simpatia dos clássicos da série Máquina Mortífera, mas Denzel Washington e Mark Wahlberg carregam Dose Dupla com um desleixo divertido.

Nota do Crítico
Bom
Dose Dupla
2 Guns
Dose Dupla
2 Guns

Ano: 2013

País: EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 109 min

Direção: Baltasar Kormákur

Elenco: Denzel Washington, Mark Wahlberg, Paula Patton, Bill Paxton, Fred Ward, James Marsden, Edward James Olmos, Robert John Burke, Tait Fletcher

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.