Dizem por aí... | Crítica

Filmes

Crítica

Dizem por aí... | Crítica

Dizem por aí...

Omelete
3 min de leitura
26.01.2006, às 00H00.
Atualizada em 11.09.2023, ÀS 16H29

 

Dizem por aí...
Rumor Has It
EUA, 2005, 97 min
Comédia/Romance

Direção: Rob Reiner
Roteiro: Ted Griffin

Elenco:
Jennifer Aniston, Kevin Costner, Shirley MacLaine, Mark Ruffalo, Mena Suvari, Mike Baldridge, Jennifer Bini Taylo, Gabriel Jarret

Sarah Huttinger (Jennifer Aniston) é jornalista do New York Times, acabou de aceitar o convite de casamento de Jeff (Mark Ruffalo) e está voltando à sua cidade natal para o matrimônio da sua irmãzinha, Annie (Mena Suvari). Tudo parece perfeito, né? Mas não está. Seu trabalho no maior jornal do mundo é o de redatora de obituários. Ela está em pânico com o noivado, pois não sabe se realmente quer passar o resto da vida com Jeff. E voltar a Pasadena, subúrbio de Los Angeles, representa reencontrar as coisas que ela tentou deixar para trás quando atravessou o país em direção à "Big Apple".

Ao olhar para todo aquele circo montado para o casamento, Sarah começa a se questionar como ela pode ser tão diferente daquilo. O lugar, os costumes, as pessoas... nada combina com ela. E neste momento ela descobre algo sobre a sua falecida mãe que a deixa em pânico: durante os anos 60, sua família pode ter servido de inspiração para Charles Webb escrever o romance The graduate, que depois foi imortalizada em Hollywood no filme A primeira noite de um homem (1967), estrelado por Dustin Hoffman e Anne Bancroft.

A ideia de pegar um clássico e ficcionalizar em cima dele agrada. Quando é bem feito, pode render boa diversão, basta ver, por exemplo, Shakespeare apaixonado (1998), grande ganhador do Oscar de 1999. Infelizmente, não é muito bem o caso de Dizem por aí... (Rumor has it..., 2005), que pode até divertir, mas deixa a impressão de que poderia ser melhor.

Apesar dos esforços do elenco, principalmente da ex-Friend Jennifer Aniston, o filme se mostra tão perdido quanto a personagem que ela interpreta. Não há na história um foco principal que consiga prender a atenção do espectador. No início, parece que vai ser a dúvida que ela tem quanto ao seu relacionamento, depois passa a ser a busca pela verdade e termina da forma mais incoerente possível. Não consegue nem ser um drama indie, nem uma simples comédia romântica.

Aliás, este estilo atabalhoado da personagem não ajuda em nada a carreira da ex-esposa do Brad Pitt, que faz mais um papel bastante parecido com o que repetiu por dez anos em Friends. Vale lembrar que seus dois melhores trabalhos no cinema são os filmes Por um sentido na vida (2002) e Fora de rumo (marcado para estrear no meio de fevereiro). O primeiro um drama independente e o outro, um thriller.

Se, como "dizem por aí", o projeto dela é continuar sua carreira de atriz no cinema, é melhor começar a ser mais seletiva na hora de escolher onde se meter.

 
 
Nota do Crítico
Regular
Dizem por aí ...
Rumor Has It
Dizem por aí ...
Rumor Has It

Ano: 2005

País: EUA

Classificação: LIVRE

Duração: 96 min

Direção: Rob Reiner

Roteiro: Ted Griffin

Elenco: Jennifer Aniston, Mark Ruffalo, Shirley MacLaine, Mena Suvari, Kevin Costner, Gabriel Jarret

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.