Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Crítica

Crítica: O Patriota

Coração Valente parte 2

MF
25.07.2000, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H11

Não se deixe enganar. O novo filme de Mel Gibson é, na verdade, uma versão de um sucesso seu de alguns anos atrás. O Patriota lembra muito (!) Coração Valente, de 1995.

Omelete Recomenda

Neste novo filme, o ex-Mad Max é Benjamin Martin, um pai de família que tem uma fazenda na Carolina do Sul. O ano é 1776 e os americanos estavam lutando contra os ingleses pela sua independência. Percebeu a similaridade com William Wallace&qt& O escocês do século 13, herói de Coração Valente, também luta para libertar seu país dos mesmos ingleses.

Não é à toa que os britânicos andam tão enfurecidos com o ator americano. Os filmes, além de mostrar batalhas contra a coroa inglesa, colocam os bretões na posição de inimigos mortais e grandes tiranos do mundo medieval (Coração Valente) e moderno (O Patriota). Lá na terra dos Beatles e dos Rolling Stones, o filme, logicamente, não conseguiu ter o mesmo impacto nas bilheterias que teve nos EUA, onde faturou US$ 31 milhões no fim-de-semana de estréia. Somadas as salas de cinema da Grã-Bretanha e da Irlanda, foram arrecadados apenas US$ 1,5 milhão. A cifra corresponde a um quarto do que Gladiador e Missão: Impossível 2 conseguiram.

Sangue é o que não falta na história de Benjamin, herói de uma guerra entre franceses e índios que ele quer esquecer. Desde esta época muito mudou. Ben deixou a farda e passou a se dedicar aos sete filhos que sua esposa deixou ao falecer. Porém, se ele quer deixar a guerra de lado, seu filho, Gabriel (Heath Ledger), quer lutar contra a dominação inglesa e se alista, desafiando suas ordens. O conflito está formado. Ben acredita que deve cuidar de sua família, mas também crê que a independência será melhor para o futuro de seus filhos.

Se o plot não chega a ser inovador, ele é muito bem filmado. A direção é de Roland Emmerich (Godzilla e Indepence Day), com fotografia de Caleb Deschanel (Anna e o Rei) e trilha sonora do mestre John Williams (Star Wars, Superman, Indiana Jones). As cenas da guerra, apesar das pernas e cabeças voando, não conseguem se equiparar à meia hora inicial do Soldado Ryan, ambos do mesmo roteirista, Robert Rodat, e as batalhas corpo-a-corpo também não são tão boas quanto as que Ridley Scott filmou com Russell Crowe em O Gladiador, mas o filme consegue empolgar, apesar do excesso de patriotismos, como o próprio título já mostra.

Nota do Crítico

Bom
Marcelo Forlani

O Patriota

The Patriot

2000
158 min
Guerra
País: EUA
Classificação: 14 anos
Direção: Roland Emmerich
Elenco: Mel Gibson, Heath Ledger, Joely Richardson, Jason Isaacs, Tchéky Karyo, Chris Cooper, Lisa Brenner, Tom Wilkinson, Leon Rippy, Donal Logue, Adam Baldwin, Jay Arlen Jones, Joey D. Vieira, Gregory Smith, Skye McCole Bartusiak, Trevor Morgan, Bryan Chafin, Peter Woodward, Logan Lerman
Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.