Filmes

Crítica

Crítica: A Era do Gelo 3

Franquia entra na "Era do 3-D", mas não se deslumbra

Érico Borgo
02.07.2009
17h00
Atualizada em
02.11.2016
10h03
Atualizada em 02.11.2016 às 10h03

A lucrativa franquia A Era do Gelo chega à sua terceira edição novamente sob a direção do brasileiro Carlos Saldanha. Desta vez, porém, o inusitado grupo de mamíferos que tenta sobreviver durante a dramática mudança climática global ganha o reforço do 3-D estereoscópico, recurso em que a indústria do cinema aposta para tirar os espectadores de casa e colocá-los no cinema.

A ferramenta é bem aproveitada. Saldanha não se deixa deslumbrar pela tecnologia, usando-a com inteligência e guardando-a para as cenas climáticas de ação. Essas sequências são muito bem executadas, geralmente envolvendo elementos que amplificam a sensação da tridimensionalidade, como túneis de gelo, resultando em verdadeiros passeios de parque de diversões.

Era do Gelo 3

None

Era do Gelo 3

None

Era do Gelo 3

None

Na nova aventura, os mamutes Manny e Ellie vão ter um filhote. O acontecimento, no entanto, causa sensações diversas em seus companheiros de aventura, o tigre dentes-de-sabre Diego e a preguiça Sid. O felino crê que os amigos estão deixando-o menos selvagem e pensa em partir. Já o divertido Sid começa a pensar em ter sua própria família - e sai à caça de uma, dando início a uma jornada do grupo por um vale perdido, onde ainda existem os últimos dinossauros.

A adição desse cenário inusitado dá à série novas e ameaçadoras criaturas, mas também um dos melhores personagens de toda a Era do Gelo até aqui: Buck, o caçador de dinossauros. Espécie de Capitão Ahab de Moby Dick, a doninha caolha é obcecada por um réptil colossal e vive completamente sozinha (e um tanto surtada) no vale perdido. Esse guia insano - no original dublado pelo onipresente Simon Pegg - leva o grupo através dos perigos do mundo jurássico e vem acompanhado não apenas de design perfeito e personalidade cativante, mas também de uma assinatura cinematográfica toda particular. A Buck, Saldanha reserva close-ups dramáticos, flashbacks estilizados (como se fossem filmes antigos, em 3-D!) e um carinho especial.

São desse caçador as melhores cenas do filme, superando até mesmo as sequências do campeão de popularidade da franquia nos primeiros dois filmes, o esquilo Scrat. Mas os fãs do faminto roedor ficarão satisfeitos em saber que ele tem ainda mais tempo de tela desta vez e não vem sozinho...é acompanhado por uma esquilo fêmea, Scratte. As cenas dos dois "casados" são de partir o coração - Scrat sente na pele a rédea curta de uma fêmea castradora. Felizmente, ele não se deixa emascular tão fácil e deveria tornar-se um novo ícone da macheza. Viva o squirrel power!

Como sempre na série, vale ressaltar também o trabalho dos dubladores. O novato Buck é dublado por Alexandre Moreno (a voz de Ben Stiller e Adam Sandler no Brasil), que se junta a um dos melhores elencos de dublagem de todas as séries animadas no cinema por aqui. Não se perde nada assistindo A Era do Gelo 3 (Ice Age: Dawn of the Dinossaurs) na versão em português graças a Diogo Vilela (Manny), Márcio Garcia (Diego), Cláudia Jimenez (Ellie) e o excelente Tadeu Mello (Sid).

Com A Era do Gelo 3, Saldanha prova por quê é considerado o brasileiro mais importante em Hollywood na atualidade. O diretor faz um cinema universal, divertido, inteligente sem exageros e, o que mais importa por lá, lucrativo. Com mais esse acerto deve conseguir o espaço de manobra para tornar-se mais que um competente diretor para a Fox, mas um autor de renome. Afinal, seu próximo projeto será a animação Rio, que, pela ambientação no Brasil, promete colocar algum calor nos até aqui "gelados" projetos desse carioca.

Saiba onde o filme está passando

A Era do Gelo 3
Ice Age - Down of the Dinosaurs
A Era do Gelo 3
Ice Age - Down of the Dinosaurs

Ano: 2009

País: EUA

Classificação: 1 anos

Duração: 94 min

Direção: Carlos Saldanha

Elenco: Ray Romano, John Leguizamo, Denis Leary, Queen Latifah, Simon Pegg, Seann William Scott, Karen Disher, Chris Wedge, Kristen Wiig, Eunice Cho, Harrison Fahn, Maile Flanagan, Jason Fricchione, Bill Hader, Kelly Keaton, Joey King, Lucas Leguizamo, Clea Lewis, Jane Lynch, Regan Mizrahi

Nota do Crítico
Regular

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.