Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Filmes
Crítica

Confiar | Crítica

David Schwimmer realiza drama sobre pedofilia

ÉB
22.09.2011, às 19H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H27

Na trama de Confiar (Trust, 2010), a menina Annie (Liana Liberato) começa uma relação via Internet com um garoto da Califórnia, Charlie. O rapaz, porém, logo começa a revelar-se mais velho. Annie sabe que está traindo a confiança dos pais, Will (Clive Owen) e Lynn (Catherine Keener), mas continua as interações, apaixonando-se pela presença online - que segue aos poucos com seu jogo.

Confiar

None

Omelete Recomenda

Confiar

None

Em seu segundo trabalho como diretor no cinema, David Schwimmer (o Ross de Friends) realiza uma espécie de filme-denúncia, um panfleto comparável aos documentários unilaterais de Michael Moore.

O tema escolhido por Schwimmer para suceder Maratona do Amor, a pedofilia e abuso de menores, não merecia mesmo uma abordagem por vários ângulos. Mas como obra de entretenimento, Confiar é extremamente maçante. O tema não permite interpretações, mas não precisava também ser absolutamente convencional na estrutura e linguagem.

O ex-Friend é diretor da Rape Foundation há uma década - e está envolvido com a organização que dá apoio a vítimas de assédio sexual, com atenção especial a estudantes colegiais e adolescentes. Assim, o filme faz um checklist de situações encontradas em casos como esse, explicando desde a reação da família às táticas de assédio dos predadores sexuais e o comportamento das vítimas, passando até pela abordagem do FBI aos casos e técnicas forenses. A trama é panfletária até no reforço às críticas que a marca de roupas American Apparel recebe pelas campanhas sexualizadas (que, sim, são de extremo mau-gosto, mas exageradas e implausíveis no contexto do drama).

A impressão é que se Schwimmer tinha tanto a dizer e tantos pontos a cobrir não deveria ter realizado um comercial de duas horas da Rape Foundation, mas um documentário de verdade. Ao menos o cineasta novato sabe como trabalhar com atores e escolheu um ótimo elenco. Owen e Keener estão ótimos e a menina Liana Liberato é igualmente competente em seu papel. A opção por uma atriz de 14 anos, uma raridade em filmes assim, que sempre buscam intérpretes mais velhas para amenizar o impacto, é igualmente bem-vinda. De qualquer maneira, uma obra de não-ficção teria causado muito mais impacto (o filme sequer foi lançado em amplo circuito nos EUA) e poderia se utilizar melhor da celebridade de Schwimmer para alardear a causa.

Confiar | Cinemas e horários

Nota do Crítico

Regular
Érico Borgo

Confiar

Trust

2010
23.09.2011
105 min
Drama
País: EUA
Classificação: 14 anos
Direção: David Schwimmer
Elenco: Clive Owen, Chris Henry Coffey, Liana Liberato, Noah Emmerich, Viola Davis, Catherine Keener, Jason Clarke, Zoe Levin
Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.