Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Crítica

Cássia Eller | Crítica

Talvez ela ainda fosse uma garotinha...

GF
28.01.2015, às 23H23.
Atualizada em 15.11.2016, ÀS 08H00

Cássia Eller não gostava da mídia, tinha pavor de dar entrevistas e dizia que não queria pensar que era conhecida. A cantora já não era afeita ao assédio, e depois da enxurrada de notícias declarando, antes do laudo oficial, que a ela havia falecido de overdose, a família de Cássia Eller também se fechou para a mídia.

Eugênia Vieira Martins - companheira com quem Cássia viveu 14 anos e que obteve a guarda do filho da cantora, Chicão - só permitiu que o diretor Paulo Henrique Fontenelle fizesse o documentário Cássia Eller (2014) porque Chicão havia assisto a Loki - Arnaldo Batista e gostado do trabalho do diretor. Eugênia pediu somente que Cássia fosse mostrada como ela era, sem esconder o que fosse politicamente incorreto.

Omelete Recomenda

Fontenelle cumpre com honra a missão. As drogas, os relacionamentos, está tudo lá, mas os assuntos vêm a tona naturalmente, sem que as polêmicas se sobreponham aos outros feitos da cantora. A fala de um dos amigos de Cássia define bem o tom do filme em relação a isso: "Tinha as drogas também, não preciso nem dizer, todo mundo sabe...".

O longa segue o formato mais batido dos documentários: depoimentos cobertos por fotos, intercalados por músicas e vídeos. No entanto, a história cativante encanta o público mesmo na sua trivialidade.

O diretor consegue extrair boas entrevistas e a montagem cuidadosa faz com que todas as falas fiquem bem intrincadas. Não é uma coleção de pessoas aleatórias que contam causos curiosos sobre Cássia. O que vemos na tela é um grupo de pessoas e histórias que se entrelaçam e que compõem um quebra-cabeças com uma única imagem da cantora.

Os estereótipos de Cássia Eller - a sapatão, porra-louca, que mostra os peitos nos shows - dão lugar a uma imagem muito mais rica e complexa de uma mulher que antes de ser cantora queria ser atriz, que apesar da imagem rebelde era tímida, que gostava de cantar rock gritado e aprendeu a ser mais MPB depois de ser mãe, o que aliás era um sonho de infância, como o de uma garotinha.

Cássia Eller | Cinemas e horários 

 

Nota do Crítico

Bom
Gabriella Feola

Cássia

Cássia

2014
29.01.2015
120 minutos min
Documentário
País: Brasil
Classificação: LIVRE
Direção: Paulo Henrique Fontenelle, Paulo Henrique Fontenelle
Elenco: Nando Reis, Oswaldo Montenegro, Cássia Eller, Zélia Duncan, Tárik de Souza
Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.