Filmes

Crítica

Canta Maria | Crítica

Canta Maria

17.11.2006, às 00H00.
Atualizada em 12.11.2016, ÀS 08H03

Canta Maria
Brasil, 2006
Drama - 95 min

Direção: Francisco Ramalho Jr.
Roteiro: Francisco Ramalho Jr. com a colaboração de Márcio Sattin, baseado no romance "Os Desvalidos", de Francisco J.C. Dantas

Elenco: Vanessa Giácomo, Marco Ricca, Edward Boggiss, José Wilker, Rodrigo Penna, Aloísio de Abreu, Tião DÁvila, Neusa Maria Faro, Francisco Carvalho, Eliete Cigarini, Ravi Lacerda

Lampião divide opiniões quanto à sua índole. Alguns o chamam de bandido. Outros, de herói. Ele já foi tema de canções, livros, série para TV e diversos filmes. No início de Canta Maria (2006), a sua imagem, na pele de José Wilker, é mais marcante do que a da própria personagem que dá título ao filme, interpretada pela bela Vanessa Giácommo. Mas não tire conclusões precipitadas. Apesar de um Lampião e uma tal de Maria que é muito bonita, essa não é mais uma versão da história do casal de cangaceiros mais famosos do Brasil.

A Maria em questão é apenas mais uma Maria, entre as milhares que povoam o nosso país. Ela é filha de um fazendeiro do nordeste brasileiro durante os anos 1930. Seu pai é um dos coronéis que ajuda Lampião e sua turma abastacendo-os de comida e armamento. Depois que a fazenda de seu pai sofre uma emboscada da Valente, a milícia que caçou Lampião até matá-lo, Maria é uma das poucas que escapa ilesa. Outro sobrevivente é Coriolano (Edward Boggiss), que estava por ali para entregar alguns cavalos amansados pelo seu tio, Filipe (Marco Ricca). Vendo a moça em estado de choque, Coriolano a leva para o sítio onde mora. A garota fica por lá até melhorar seu humor e depois é levada para a cidade, onde passa a morar com o único parente vivo, o prefeito local e alcagüete ligado ao governo.

Muita coisa ainda vai acontecer nas vidas de Maria, Filipe e Coriolano - e não há a necessidade de explicar tudo por aqui. O que interessa é que o triângulo amoroso que se desenha no começo da história vai ganhar forma e trazer conseqüências desastrosas para os três, culminando em uma reviravolta que os leva ao meio do sertão nordestino. Quando isso acontece, o filme muda completamente, ganha uma nova dimensão, mas já é tarde demais. E como não há mais tempo para começar uma boa história, vamos pelo menos terminar essa.

Assim, tudo o que sobra são desinteressantes histórias de amor. Não houve interesse em mostrar muito além dos personagens principais. O cangaço continua sendo um excelente pano de fundo, mas desperdiça-se aqui uma chance de apontar uma lupa e mostrar mais detalhadamente o que ele representou, por que existiu e como acabou.

Quanto ao título, Maria canta. E bem até. Mas não o suficiente para salvar o show.

Nota do Crítico
Regular
Canta Maria
Canta Maria
Canta Maria
Canta Maria

Ano: 2006

País: Brasil

Classificação: 12 anos

Duração: 94 min

Direção: Francisco Ramalho Jr.

Elenco: Vanessa Giácomo, Marco Ricca, José Wilker, Francisco Carvalho, Eliete Cigarini

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.