Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Crítica

Bater ou Correr | Crítica

Um filme pra matar a saudade dos faroestes

RF
12.09.2000, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H11

Existem na natureza várias espécies de cinéfilos. Há os exigentes, os inconformados, os benevolentes, os pornófilos e toda uma variedade de exóticos comportamentos. Entretanto, existe uma espécie em extinção: os amantes do faroeste. Eles estão ameaçados de desaparecer porque não se faz mais westerns. É para esse público que BATER OU CORRER (Shangai Noon) vai tocar fundo no coração.

Eficiente diversão, a nova fita do veterano Jackie Chan tem boas cenas de comédia e ótimas lutas, além de dar espaço para o novato Owen Wilson (de Armaggedon e A casa amaldiçoada) brilhar como caubói atrapalhado. Mas é só... Além de uma menção honrosa a Lucy Liu, a chinesa gostosona de O Troco que volta às telas em dezembro na aguardada versão cinematográfica do seriado seventy As Panteras (Charlie's Angels).

Bater ou Correr conta a história de um guarda imperial chinês (Chan) que vem para a América resgatar a princesa seqüestrada da Cidade Proibida. Apesar de ter um argumento interessante, o filme esbarra na tendência constante de Jackie Chan em apelar para a comédia pastelão e deixar a aventura de lado.

Apesar de redimir o faroeste do vergonhoso As loucas Aventuras de James West, o longa deixa apenas um gostinho na boca dos fãs. Vale lembra que durante décadas, os westerns foram a mais importante ambientação das produções hollywoodianas e rendeu ao mundo obras hoje clássicas como Rastros de ódio e Paixão dos fortes, de John Ford, El Dorado, de Howard Hawks, Os brutos também amam, de George Stevens e o genial Matar ou morrer, de Fred Zinnermman, ao qual o filme de Chan faz alusão direta.

Resta àqueles que, como eu, sonham ver mocinhos e bandidos em duelos no oeste selvagem esperar por Texas Rangers, um western juvenil com James Van Der Beek (o protagonista da série Dawsons Creek) e Dylan McDermott (de Na linha de fogo), ou por alguma outra doce homenagem ao gênero onde UM HOMEM TEM QUE FAZER O QUE UM HOMEM TEM QUE FAZER (fala de Gary Cooper in High noon)

Omelete Recomenda

Nota do Crítico

Bom
Rodrigo Fonseca

Bater ou Correr

Shanghai Noon

2000
105 min
Comédia
País: EUA
Classificação: LIVRE
Direção: Tom Dey
Elenco: Jackie Chan, Owen Wilson, Lucy Liu, Xander Berkeley, Brandon Merrill, Roger Yuan, Yu Rong-Guang, Ya Hi Cui, Eric Chen, Jason Connery, Walton Goggins, Adrien Dorval, Rafael Báez, Stacy Grant, Kate Luyben, Henry O, Russell Badger, Simon Baker, Sam Simon, Alan C. Peterson, Rad Daly
Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.