Filmes

Crítica

As Meninas Superpoderosas - O Filme | Crítica

As Meninas Superpoderosas - o filme

12.07.2002, às 00H00.
Atualizada em 23.11.2016, ÀS 04H15

Criadas por Craig McCracken em 1994, As Meninas Superpoderosas conquistaram seu espaço na programação do Cartoon Network em 1998. Depois disso, em apenas quatro anos, viraram mania mundial e já movimentam um mercado de mais de um bilhão de dólares em licenciamento de produtos. Com tanto sucesso, nada mais natural que Florzinha, Lindinha e Docinho ganhassem seu primeiro longa-metragem.

Com orçamento de 25 milhões de dólares, As Meninas Superpoderosas - o filme (The Powerpuff Girls movie, 2002) foi co-escrito e dirigido por McCracken, que optou por revelar, pela primeira vez em detalhes, a origem das super-heroínas mirins.

Ambientado numa Townsville diferente da que conhecemos hoje, na qual a criminalidade impera e os vilões passeiam impunes (bem mais parecida com Gotham City, ou mesmo São Paulo e Rio de Janeiro), o filme começa quando o Professor Utonium decide criar as garotinhas perfeitas, como uma antítese para tamanha selvageria urbana. A fórmula era simples... basta misturar açúcar, tempero e tudo o que há de bom. As coisas iam bem, até que seu mascote, Caco - o macaco, derruba acidentalmente um ingrediente a mais na mistura: o poderoso elemento X!

Em meio à fumaça do laboratório, surgem as Meninas Superpoderosas: Lindinha, a mais carinhosa e meiga das três. Florzinha, a mais serena e o cérebro da equipe. Docinho, a mais durona e esquentada de todas.

Entretanto, não foram só as garotinhas as únicas a ganharem superpoderes. Caco, o macaco, também foi banhado pelo Elemento X e torna-se uma aberração! Dono de uma massa encefálica tão grande que escapa de seu crânio pelo topo da cabeça, o outrora doce símio torna-se o gênio do mal, o temível Macaco Loco.

A ação tem início quando as três garotinhas começam a se sentir excluídas por serem diferentes. Uma inocente brincadeira de pega-pega (a MELHOR seqüência do filme) acaba com Townsville em escombros e a população exigindo a prisão imediata do Professor. Sem rumo, as três acabam manipuladas pelo Macaco Loco, que pretende dominar a cidade (claro!). Como as Meninas Superpoderosas passaram de vilãs a defensoras de Townsville? Você terá que assistir ao filme para saber.

Claramente baseado nas histórias em quadrinhos de super-heróis, o filme das Meninas é divertidíssimo e tem diversos paralelos com as HQs do Batman (o clima dark, a cidade), do Super-Homem (os poderes e vilões) e mesmo com as do Homem-Aranha (com grandes poderes vêm grandes responsabilidades). É interessantíssimo notar como os mesmos elementos que agradam em cheio aos marmanjos, quando embalados em roupagem mais pop, também enchem os olhos da criançada. Ponto para McCracken, que sempre afirmou ser exatamente esse o seu objetivo.

Quanto ao visual do filme, há pouco a dizer. Está perfeitamente alinhado com o da série da TV. A diferença é que o nível de detalhes é infinitamente maior. As seqüências de ação duram praticamente o filme inteiro, com breves intervalos. São tantas e tão frenéticas que se tornam até um exagero.

Pude notar que, no início da sessão, todas as crianças estavam estáticas, mas no decorrer da fita, a quantidade de mães e pais (ou tios, no meu caso) levando a garotada pra dar uma voltinha lá fora era enorme. Mas só pra constar... eu PERDI os 15 minutos finais, porque minha sobrinha resolveu fugir sozinha da sala de projeção. Mas não a culpo. Admito que até eu em determinado momento comecei a ver borrões coloridos pelo cinema. Mas, pelo menos, ninguém teve convulsões... :-P

As Meninas Superpoderosas - o filme
The Powerpuff Girls movie, 2002

Direção: Craig McCracken
Com as vozes de
: Iara Riça, Christiane Monteiro, Luisa Palomanes, Jorge Vasconcellos, Mario Cardoso e Domício Costa

Imagens © Cartoon Network

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.