Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Filmes
Crítica

Aprendiz de Espiã

Mesmo caindo em alguns clichês do gênero, comédia diverte graças a charme de seus protagonistas e boas sacadas do roteiro

Omelete
3 min de leitura
NG
11.03.2020, às 19H09.
Atualizada em 28.07.2022, ÀS 09H46
Aprendiz de Espiã

Créditos da imagem: Diamond Films/Divulgação

Desde que Arnold Schwarzenegger inaugurou a fase mais cômica de sua carreira com IrmãosGêmeos, em 1988, e Um Tira no Jardim de Infância, de 1990, um subgênero da comédia foi criado: brucutus em situações inesperadas. Com filmes como O Último Grande Herói (1993) e Um Herói de Brinquedo (1996), a indústria do cinema passou a explorar a possibilidade de mostrar astros de ação contracenando com crianças, como foi o caso de Vin Diesel em Operação Babá (2005) e Dwayne Johnson em O Fada do Dente (2010). A bola da vez em 2020 é Dave Bautista (Guardiões da Galáxia), que surge como um agente fortão e amigo improvável de uma garota precoce em Aprendiz de Espiã.

A história da comédia, escrita pelos Irmãos Hoeber (RED: Aposentados e Perigosos), é simples. Após estragar uma operação que incriminaria traficantes de armas russos, o agente da CIA JJ (Bautista) é punido com a tarefa discreta de vigiar a família de um outro traficante morto, formada pela sua viúva, Kate (Paris Fitz-Hanley), e a filha, Sophie (Chloe Coleman). A missão, aparentemente fácil, se torna um pesadelo quando a garota, que vive solitária no colégio, descobre a verdadeira  identidade do agente e sua parceira, a especialista em tecnologia Bobbi (Kristen Schaal), e passa a suborná-los para que JJ lhe faça companhia em passeio e eventos escolares. Para evitar a vergonha de ter a missão estragada por uma menina de nove anos, a dupla aceita as exigências de Sophie, que imediatamente cria um laço com JJ.

Omelete Recomenda

A trama em si não traz nenhuma grande novidade. Tanto o brucutu emocionalmente fechado que “aprende” a falar de seus sentimentos, quanto a fofa, mas geniosa criança que manda e desmanda num adulto musculoso já foram vistas algumas vezes no cinema. No entanto, Aprendiz de Espiã consegue usar alguns desses clichês a seu favor, muito graças à química entre Bautista e Coleman.

Com muito carisma, a dupla passa por algumas situações como um “dia dos pais e amigos” no colégio da garota, com JJ ameaçando dois garotos que fazem bullying e um sem número de mães que se apaixonam pela boa forma do agente, enquanto o grandalhão treina Sophie para se tornar uma “heroína de filme de ação”. Além disso, tanto o roteiro dos Hoeber quanto a direção de Peter Segal trazem homenagens e referências a filmes do MCU e Indiana Jones – , como diz Bobbi, “mais um pouco e isso vira plágio”.

As cenas de ação também são uma diversão à parte. Da abertura do filme, em que Bautista explode um cartel de armas russo, à improvável perseguição a bordo de um minúsculo carro, Segal prende a atenção do espectador, ao mesmo tempo em que mantém a graça da comédia. Seja com cabeças voando ou JJ usando um aplicativo de mapas e rotas em plena caçada aos vilões, Aprendiz de Espiã traz elementos divertidos para lembrar o espectador que o filme deve ser visto como uma sessão pipoca e nada além disso.

Ainda assim, fazer piadas com alguns clichês não alivia completamente o uso descarado de outros, especialmente em seu terceiro ato. Sem a mesma carga emocional do restante do filme, os minutos finais de Aprendiz de Espiã trazem lugares-comum cansativos como a traição de amigos que se revelam agentes duplos, um romance um tanto forçado entre JJ e Kate e uma luta de proporções épicas que, como qualquer outra comédia de ação familiar, não traz qualquer risco real aos protagonistas do longa.

Apesar de tudo isso, é impossível dizer que o longa não é divertido. Mesmo com seus clichês e simplicidade, Aprendiz de Espiã é um entretenimento inocente para a família e merece reconhecimento pela diversão que proporciona.

Nota do Crítico

Aprendiz de Espiã

My Spy

2019
99 min
País: Estados Unidos
Direção: Peter Segal
Roteiro: Jon Hoeber, Erich Hoeber
Elenco: Parisa Fitz-Henley, Chloe Coleman, Dave Bautista, Kristen Schaal
Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.