Filmes

Crítica

After - Para Sempre é satisfatório porque finalmente conclui a saga

Novo capítulo é o primeiro filme da franquia com começo, meio e fim

Omelete
3 min de leitura
13.09.2023, às 16H27
ATUALIZADA EM 21.12.2023, ÀS 10H14
ATUALIZADA EM 21.12.2023, ÀS 10H14

Se Hardin, o bad boy britânico da franquia After, foi difícil de engolir até agora, depois de quatro filmes de mentiras, vícios e quebras de confiança, surpreenda-se: ele é pior do que você esperava. No quinto e último longa, After - Para Sempre, a saga teen se desprende dos livros para focar no personagem de Hero Fiennes Tiffin, revelando apenas agora, no fim dessa linda história de amor tóxico, o que está por trás de toda a jornada do nosso protagonista. 

Para os fãs dos livros, a backstory de Hardin não virá como uma surpresa. Coerentemente, a autora Anna Todd colocou os pecados antes das redenções e, ao se aproximar do fim, os leitores já estavam acostumados com tudo que Hardin fez de errado. Mas After: Para Sempre, inexplicavelmente, vem contar agora a história do Before (porque, realmente, existe um outro livro que se chama “Before”). No novo filme, descobrimos que Hardin não apenas apostou a virgindade de outra garota antes de Tessa, como gravou o ocorrido e vazou o vídeo. Ele destruiu a vida de Natalie (Mimi Keene), que agora vive em Lisboa — lugar para onde Hardin vai para tentar se redimir de vez. 

É um susto bizarro para quem passou quatro filmes questionando o apelo de Hardin e tentando ignorar seus absurdos para torcer pelo amor que existe entre ele e Tessa. No começo de After - Para Sempre, é difícil imaginar como a franquia pretende salvar o bad boy de seus sucessivos atos criminosos (só lembrando, estamos falando de um garoto que cometeu revenge porn antes de incendiar a casa da mãe, por exemplo). Mas mais surpreendentemente ainda é que Para Sempre consegue o feito, talvez porque, depois de seis horas de After, você esteja pronto para ser vencido pelo cansaço. Fato é que a antecipada conclusão de um arco é um ato satisfatório por si só, e ao fim do quinto filme ver a reunião de Hardin e Tessa cai com uma inevitável sensação de alívio.

Para que cheguemos até lá, no entanto, embarcamos na jornada europeia de Hardin. Sofrendo um bloqueio criativo para publicar o seu segundo livro, ele decide ir atrás de Natalie para pedir perdão e se tornar uma pessoa melhor. E, enquanto ele até tenta, ser melhor do que Natalie é impossível: a jovem, vítima de um ato devastador, vive agora como santa, determinada a tornar a vida de Hardin melhor e ajudá-lo em sua redenção. É tudo muito esquisito de ver. 

Tudo isso, aliás, acontece enquanto Hardin manda mensagens e passa o filme todo ignorado por Tessa. A dinâmica só pode ser explicada pela resistência da atriz Josephine Langford de investir em mais um After, até porque Tessa sempre foi muito mais legal de acompanhar (e muito melhor interpretada, diga-se de passagem) do que Hardin. After - Para Sempre tem um trabalho árduo em tornar o anti-herói alguém digno do nosso tempo. Por sorte, o sobrinho dos Fiennes aperfeiçoou um pouco sua arte nos últimos anos, e consegue criar alguma empatia agora, quatro anos depois do início da franquia. 

After passou por filme atrás de filme com narrativas que saiam da briga do casal e quase sempre terminavam com outro desafio, que impedia com que Tessa e Hardin ficassem juntos. Foram sequências intermináveis que, no fim, entregaram um presente ao quinto filme: a vantagem de encerrar uma história que se prolongou por tempo demais. E, por mais que o desfecho esteja longe da perfeição, este é o maior mérito de After: Para Sempre — ser o primeiro filme que tem um começo, um meio e um fim. No final das contas, somos assaltados do bom senso e torcemos pela união do amor tóxico que esperou tanto tempo para se consumar. 

Nota do Crítico
Regular
After - Para Sempre
After Everything
After - Para Sempre
After Everything

Direção: Castille Landon

Elenco: Mimi Keene, Josephine Langford, Hero Fiennes-Tiffin

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.