Filmes

Crítica

A Era do Gelo 2 | Crítica

A Era do Gelo 2

Marcelo Forlani
30.03.2006
00h00
Atualizada em
03.11.2016
05h07
Atualizada em 03.11.2016 às 05h07

A Era do Gelo 2
Ice Age 2: The Meltdown
EUA, 2006
Animação - 86 min

Direção: Carlos Saldanha
Roteiro: Jon Vitti

Vozes no original: Ray Romano, John Leguizamo, Denis Leary, Queen Latifah, Jay Leno, Jason Fricchione, Josh Peck, Seann William Scott, Chris Wedge, Denny Dillon

Quando saiu a lista dos indicados ao Oscar de 2003, a maioria dos brasileiros estava decepcionada. O "nosso" Cidade de deus (2002) havia sido esnobado na categoria Filme Estrangeiro. Uma família, porém, comemorava bastante: os Saldanha. O carioca Carlos Saldanha mineiramente comia pelas beiradas e tinha seu primeiro grande trabalho indicado ao prêmio. Como co-diretor de A era do gelo (2002) Saldanha fazia valer todos os seus esforços desde que decidiu deixar o Brasil e tentar a sorte no competitivo mercado norte-americano. Seu próximo passo foi dividir mais uma vez a direção com Chris Wedge, desta vez em Robôs (2005). Agora, em A era do gelo 2 (Ice age 2 - The meltdown, 2006), ele finalmente ganha a chance de voar solo. E se dá muito bem!

A nova aventura do mamute Manny (voz de Ray Romano no original e Diogo Vilela na versão nacional), o preguiça Sid (John Leguizamo/Tadeu Mello) e o dente-de-sabre Diego (Denis Leary/Marcio Garcia) está mais engraçada, mais emocionante e se utiliza das novas tecnologias para criar cenários cada mais realistas. E, o que é ainda melhor, utiliza de forma mais certeira o esquilo pré-histórico Scrat (cujos grunhidos foram mais uma vez criados por Chris Wedge) e sua desesperada busca por nozes. Desta vez, todos os apuros pelo qual o cartunesco personagem passa estão mais ligados ao que acontece com os outros personagens, embora sua saga na verdade seja paralela a tudo isso.

As referências a outros filmes não são tantas quanto no parodista Shrek, mas se mostram já na primeira cena, quando Scrat escala um paredão, em tomada idêntica à de Tom Cruise em Missão: Impossível 2. Enquanto isso, lá embaixo, centenas de outros animais pré-históricos se divertem em um parque aquático rodeado de muito verde. Porém, quando Sid, Manny e Diego descobrem que os penhascos de gelo ao redor do vale estão prestes a ceder, inundando toda a região, começa a aventura por um lugar em que todos poderão se salvar do fim do mundo.

Por trás de tudo isso, claro, há um caráter eco-político: o alerta ao aquecimento global, que é uma ameaça nos dias atuais e vem sendo solenemente ignorado pelas grandes potências. O uso de um tema tão sério em uma animação já não causa mais espanto, afinal, há muito tempo o gênero deixou de ser infantil. Hoje, os grandes estúdios que fazem animação - seja ela em 2D, stop-motion ou computação gráfica - não querem divertir apenas os pequenos, afinal, eles não vão ao cinema sozinhos. O conceito é de "filme-família", com situações que agradem a todas as idades e nisso o roteiro escrito por Jon Vitti beira a perfeição.

A parte mais dramática da história - mais uma vez - se passa com Manny. Depois de ser afastado de sua família, ele vaga solitário e muitos julgam ser ele o último de sua espécie. Quando ele está quase conformado com a situação, acaba encontrando Ellie (Queen Latifah/Cláudia Jimenez). Pronto, a perpetuação da espécie está garantida, né? Nada disso! Quando era pequena, a mamute se perdeu dos seus pais e foi adotada por uma família de gambás. Pior, ela TEM CERTEZA de que é uma gambá! A inusitada situação e a presença dos dois "irmãos" de Ellie, Crash e Eddie, vai render ótimas situações cômicas, que vão do humor físico ao literal, com ótimas tiradas.

Curioso notar que o tema da família esteja mais uma vez no centro das atenções. Se no primeiro longa o grande desafio era levar o bebê humano perdido de volta para os seus pais, aqui temos situação semelhante enfrentada por Ellie. E a história não pára aqui, afinal, o brasileiro Carlos Saldanha foi criado pelos lobos hollywoodianos e está mostrando que os Moglis não estão só nos livros e desenhos.

A Era do Gelo 2
Ice age: The Meltdown
A Era do Gelo 2
Ice age: The Meltdown

Ano: 2006

País: EUA

Classificação: 1 anos

Duração: 91 min

Direção: Carlos Saldanha

Elenco: Ray Romano, John Leguizamo, Denis Leary, Queen Latifah, Seann William Scott, Josh Peck, Jay Leno, Will Arnett, Chris Wedge, Peter Ackerman, Caitlin Rose Anderson, Connor Anderson, Joseph Bologna, Jack Crocicchia, Peter DeSeve

Nota do Crítico
Ótimo

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.