Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Filmes
Crítica

13 Assassinos | Crítica

Takashi Miike faz um réquiem para os samurais e seu labor manual

MH
19.07.2012, às 19H27.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H42

Japão, 1844. Lorde Naritsugu, meio-irmão do xogum, abusa de sua autoridade para violentar mulheres e intimidar oponentes, e é do interesse do próprio xogunato - regime em decadência que luta para sobreviver politicamente - que ele seja morto. O escolhido para liderar um grupo de ataque a Naritsugu no filme 13 Assassinos, o velho samurai Shinzaemon Shimada, é convencido da vilania do lorde quando vê uma mulher que teve braços e pernas decepados por Naritsugu.

13 assassinos

None

Omelete Recomenda

13 assassinos

None

13 assassinos

None

De algum modo, esse tipo de mutilação parece pesar mais do que qualquer outra na cultura japonesa - yakuzas cortam seus dedos quando falham, e em 2010 Kôji Wakamatsu fez um filme todo sobre mutilações de membros e vazio existencial, o pesado Caterpillar. É como se a pessoa perdesse não apenas a mobilidade mas também o sentido de ser, a capacidade de executar um ofício manual que define sua vida. Quando se fala no Japão feudal, especificamente na figura dos samurais, essa questão da dignidade do ofício é central, e o que o diretor Takashi Miike oferece em 13 Assassinos é a oportunidade de ver um trabalho manual posto em prática por homens em condições de executá-lo.

A comparação que se faz é com Os Sete Samurais - o 13 Assassinos de 1963 que inspirou Miike foi acusado na época de plagiar o clássico de Akira Kurosawa - porque toda a hora final do longa de Miike envolve uma catártica batalha campal do grupo guerreiros, encastelado em uma vila, contra o exército de Naritsugu, bem ao modo de Os Sete Samurais. Assim como o xogunato, em 1844 a cultura dos samurais também está em declínio - "hoje em dia espadas só servem pra cortar rabanete", diz um personagem - e essa catarse funciona, de certo modo, como um sangrento réquiem para os samurais.

Embora não seja particularmente memorável (a comparação com Os Sete Samurais só enfraquece 13 Assassinos, e Miike recebeu mais elogios em festivais por seu filme seguinte, Ichimei, outro conto de samurais), o longa é feito com nítido apuro visual. A opção pela janela horizontalizada do Scope, 2,35:1, e os travelings laterais dentro de casas e dojos reforçam, na primeira metade do filme, a cerimônia que separa pessoas e divide hierarquias (de mestres e aprendizes, de chefes e subordinados); na cena em que Shinzaemon encontra seu nêmesis, por exemplo, cada um fica num canto no quadro, um de frente para o outro, na mesma altura, em sinal de respeito. Na última hora, porém, a ação se aglomera no centro do enquadramento, e o fundo fica poluído de elementos visuais. Não há mais espaço para se distanciar.

Da mesma forma, as lâminas que são omitidas no começo do filme (suicídio e homicídio são fimados com a câmera fixa nos rostos dos personagens, enquanto o ato em si fica implícito no extracampo) ganham seu espaço no final - são várias espadas, cravadas no chão como um cemitério de armas, ao alcance desses ultimos samurais. É, novamente, a ideia de mostrar um ofício posto em prática com a solenidade que dele se exige - e o festival de lama e sangue de 13 Assassinos não suja esse cerimonial.

13 Assassinos | Cinemas e horários

13 Assassinos | Trailer legendado

Nota do Crítico

Bom
Marcelo Hessel

13 Assassinos

Thirteen Assassins

2011
20.07.2012
126 min
Ação
País: Japão, Inglaterra
Classificação: 16 anos
Direção: Takashi Miike
Roteiro: Daisuke Tengan, Kaneo Ikegami
Elenco: Kōji Yakusho, Takayuki Yamada, Yûsuke Iseya, Gorô Inagaki, Kazue Fukiishi, Hiroki Matsukata
Onde assistir:
Oferecido por

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Sucesso

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.