Filmes

Lista

Cozinha Nerd: filmes românticos que odiamos e amamos

Confira o programa do Omelete que mistura comida e nerdices

A cozinha
04.02.2020
16h30

O Dia dos Namorados está se aproximando e, portanto, nada mais adequado do que discutir os filmes românticos que odiamos e amamos, enquanto você aprende uma receita incrível para surpreender o mozão nesta ocasião especial. No episódio desta semana do Cozinha Nerd, novo quadro do Omelete em parceria com Receitas Nestlé, Aline Diniz e Marcelo Hessel te ensinam a fazer bolo de coração de morango de Kit Kat; assista acima.

Titanic é definitivamente um clássico e não poderia ficar de fora dessa lista. Por muito tempo o amor improvável entre Jack e Rose foi o dono da maior bilheteria da história, mas isso não quer dizer que todos tenham caído de amores pelo filme. A decisão de deixar Jack para fora daquela tábua frustrou muitos fãs, que até hoje olham para Rose com raiva.

Simplesmente Amor é outro exemplo de produção divisiva, mas aqui a frustração (ou o motivo para se gostar tanto) é outra. Neste filme, o diretor e roteirista Richard Curtis conta diferentes histórias de amor e mergulha de cabeça no melodrama. E tudo se desenrola semanas antes do Natal. Como não amar/odiar?

A seguir, confira os programas anteriores:

Cozinha Nerd: a melhor sobremesa para os filmes de Natal

Comer assistindo filmes e séries é um clássico, que se repete também no Natal, quando toda a família se reúne para conferir aquele filme ou série típico da época. Mas há algumas produções que, apesar de não parecer, também remetem à essa época do ano. Esse é o tema do primeiro episódio do Cozinha Nerd, novo quadro do Omelete em parceria com Receitas Nestlé. No primeiro capítulo, Aline Diniz e Marcelo Hessel fazem uma receita tradicional do Natal: um pavê de chocolate. Confira acima.

Voltando aos filmes, um longa de super-heróis recente que pode ser adicionado à lista de filmes de Natal é Shazam!, protagonizado por Zachary Levi. Além do clima natalino - e referências a Um Herói de Brinquedo - o longa também tem um clima super família e agrada todas as idades. 

Outro representante dos super-heróis da lista é Batman: o Retorno, de 1992. Essa produção não é exatamente "para a família", mas tem um clima de neve e Natal em Gotham City. Para quem quer continuar com um Natal diferente, O Estranho Mundo de Jack é a animação de Tim Burton considerada um clássico para aqueles que quererm assistir algo diferente na data. Edward Mãos de Tesoura, também de Burton, segue o mesmo caminho.

Trocando as Bolas (1983) e Se Meu Apartamento Falasse (1960) são duas comédias de épocas bem diferentes, mas ambas remetem ao espírito natalino. No primeiro caso, há uma paródia com certos clichês da época, como o próprio Papai Noel. Já o segundo longa estabelece algo muito conhecido atualmente em comédias românticas: o casal de amigos que descobre que está apaixonado. A trama é situada nos dias entre o Natal e o Ano Novo.

Para quem realmente quer assistir algo diferente, O Iluminado é um filme que se passa na época de Natal, embora não seja considerado um clássico da época. Curiosamente, a produção chegou ao Brasil em 25 de dezembro de 1980. Finalizando a nossa lista de Natal diferente, está Na Mira do Chefe, um longa que se passa nesta época do ano e mostra o personagem de Colin Farrell como um assassino de aluguel que mata a pessoa errada. 

Cozinha Nerd: os melhores filmes de herói da década

O fim da década se aproxima e, nesta reta final, não há nada melhor do que relembrar os grandes lançamentos da cultura pop que passaram por nós no últimos anos. Este é o assunto da vez no episódio da semana de Cozinha Nerd, novo quadro do Omelete em parceria com Receitas Nestlé. No novo episódio, Aline Diniz e Marcelo Hessel debatem os maiores super-heróis que marcaram a telona, enquanto preparam uma sobremesa.

A década de 2010 foi marcada principalmente pelo cinema de super-herói. Em 2008, poucos tinham noção do que viria com o lançamento de Homem de Ferro, uma produção escolhida pela Marvel Studios condicionada pelo fato de que os maiores nomes da editora - como Homem-Aranha e Quarteto Fantástico - estavam cedidos à outros estúdios. O sucesso gigante do filme protagonizado por Robert Downey Jr., impulsionado pelo carisma do protagonista, incentivou a produção de filmes liderados por heróis como Capitão América, além de ter criado todo um universo centrado no personagem, algo distante dos quadrinhos. 

Por outro lado, a DC também teve seus grandes momentos no cinema da década, com produções centradas em personagens já familiares ao público do cinema, como Batman e Superman, líderes do Snyderverso. Mas a introdução da Mulher-Maravilha foi um dos grandes destaques do estúdio, que apresentou a personagem em Batman vs Superman - A Origem da Justiça e depois a aprofundou com seu próprio filme solo. Os problemas de crítica enfrentados pela Warner em suas adaptações sombrias, principalmente após a reação negativa à Liga da Justiça, levaram a lançamentos mais diversos, exemplificados por Shazam! ou Coringa

Toda essa bagagem dos dois estúdios aponta para um terreno diferente em 2020. Enquanto a Marvel Studios deve introduzir novos personagens - em filmes como Os Eternos ou Shang-Chi - a DC seguirá se aprofundando em sucessos quase garantidos, como Mulher-Maravilha 1984 e The Batman

Cozinha Nerd: filmes de 2019 que você precisa ver

2019 chegou ao fim como um grande ano para o cinema com o lançamento de grandes obras que vão marcar presença no Oscar de 2020. Este é o assunto da vez no episódio da semana de Cozinha Nerd, novo quadro do Omelete em parceria com Receitas Nestlé. No novo episódio, Aline Diniz e Marcelo Hessel relembram cinco filmes essenciais do ano passado enquanto preparam uma sobremesa.

No último ano um dos fenômenos foi Bacurau, filme nacional que fez bonito lá fora ao vencer o prêmio do juri no Festival de Cannes e caiu nas graças do povo graças à forma como retrata o Brasil com toques de ficção científica. Dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dorneles, o longa acompanha a cidade que dá nome à produção resistindo contra ameaças misteriosas.

Outro destaque desse ano é O Irlandês, filme dirigido por Martin Scorsese que conta a história de Frank Sheeran, assassino da máfia interpretado por Robert De Niro. Com um grande orçamento, o diretor reuniu um grande elenco que inclui Al PacinoJoe Pesci e Harvey Keitel para mostrar um lado diferente das histórias de máfia, gênero que o consagrou no passado em filmes clássicos como Os Bons Companheiros Cassino.

Confira o novo episódio acima e assista os episódios anteriores abaixo: