Liev Schreiber e atriz de Big Bang Theory estão em lista contra boicote a Israel
Contra-protesto tem a assinatura de mais de 1200 figuras da indústria do mainstream
Créditos da imagem: Reprodução
Figuras como Debra Messing, Liev Schreiber e Mayim Bialik - a Amy de The Big Bang Theory - assinaram uma nova carta aberta, posicionando-se contra o compromisso firmado por colegas do mainstream de boicote ao cinema israelense.
O documento foi assinado por mais de 1200 figuras da indústria do entretenimento e teve seu teor divulgado hoje (25) pelas organizações sem fins lucrativos Creative Community for Peace e The Brigade.
"Conhecemos o poder do cinema. Conhecemos o poder da história. É por isso que não podemos ficar em silêncio quando uma história se transforma em arma, quando mentiras são disfarçadas de justiça e quando artistas são induzidos a amplificar propaganda antissemita", afirma o comunicado.
Na visão do grupo, o compromisso assinado por astros como Emma Stone, Joaquin Phoenix e Mark Ruffalo seria "um documento de desinformação que defende a censura arbitrária e o apagamento da arte. Censurar as próprias vozes que tentam encontrar um ponto em comum e expressar sua humanidade é errado, ineficaz e uma forma de punição coletiva."
A nova carta lembra ainda que a indústria cinematográfica e televisiva israelense é "frequentemente a maior crítica das políticas governamentais", sendo, inclusive, alvo de penalidades por conta dessa postura.