Filmes

Lista

Conheça todos os filmes baseados em obras de Agatha Christie

Autora volta aos cinemas com Assassinato no Expresso do Oriente

Camila Sousa
02.12.2017
09h31
Atualizada em
31.01.2018
14h56
Atualizada em 31.01.2018 às 14h56

Agatha Christie é uma das autoras mais celebradas do mundo, com livros cheios de mistérios e grandes crimes. Aproveitando o lançamento nos cinemas de Assassinato no Expresso do Oriente, reunimos todos os filmes que já adaptaram obras de Christie:

The Passing or Mr. Quin (1928)

Considerado raro, o longa adapta o conto de The Coming of Mr. Quin. A trama é sobre uma mulher que sofre com o marido e começa a ser seduzida pelo misterioso Mr. Quin.

Alibi (1931)

Primeiro filme com o detetive Hercule Poirot. O longa é baseado na peça de mesmo nome e no livro The Murder of Roger Ackroyd. Na trama, o detetive precisa investigar a morte de seu amigo Roger Ackroyd.

The Secret Adversary (1929)

O filme alemão tem como base a história de mesmo nome. O longa conta a história de um casal que procura por aventuras e acaba envolvido no estranho desaparecimento de uma mulher.

Black Coffee (1931)

No mesmo ano foi lançada a adaptação da peça Black Coffee. Na história, Poirot vai com um amigo visitar o físico Claud Amory, mas descobre que ele foi assassinato. Com base nas provas, ele acredita que um membro da família é o culpado.

Receios (Love From a Stranger, 1947)

Baseada na peça de mesmo nome e no conto Philomel Cottage. No filme, uma mulher recém-casada suspeita que seu marido é um assassino. Para piorar, ela começa a achar que será a próxima vítima.

Treze à Mesa (Lord Edgware Dies, 1934)

No filme, Austin Trevor reprisa pela terceira vez o papel de Poirot, dessa vez ajudando uma mulher a se divorciar do marido. Durante o processo, tanto ela quanto o marido aparecem mortos.

O Vingador Invisível (And Then There Were None, 1945)

Primeira adaptação do livro E Não Sobrou Nenhum, publicado em 1939. Na história, oito pessoas que não se conhecem são convidadas para uma ilha isolada pelo casal Owen. O casal está ausente quando todos chegam e, pouco a pouco, as pessoas começam a ser assassinadas.

Amor de um Estranho (Love From a Stranger, 1937)

Filme baseado na peça de mesmo nome, que tem como base o conto de Agatha Christie, Philomel Cottage. Na trama, Carol ganha na loteria, mas se desentende com o noivo Ronald. Ela termina o relacionamento e se envolve com o misterioso Gerald, que parece ser um homem perigoso.

Le Coffret de Laque (1932)

Outra adaptação, dessa vez francesa, de Black Coffee.

Crime Sobre Crime (Murder Most Foul, 1964)

O filme tem uma mudança em relação ao livro Mrs. McGinty’s Dead: Miss Marple substitui Hercule Poirot na investigação. No filme, ela começa a investigar uma série de assassinatos em uma companhia de teatro.

Sherlock de Saias (Murder at the Gallop, 1963)

Inspirado pelo livro After the Funeral, o filme mostra Miss Marple investigando a morte de um idoso rico, que teria morrido por se assustar com um gato. No entanto, ela acredita que algum dos herdeiros do homem cometeu o crime.

Teia de Aranha (The Spider’s Web, 1960)

No suspense, a vida tranquila de Clarissa é virada de cabeça para baixo quando um intruso é morto dentro de sua casa.

 

Testemunha de Acusação (Witness for the Prosecution, 1957)

Adaptado também da peça e do conto de mesmo nome. O filme conta a história de um advogado que precisa defender seu cliente de um julgamento de assassinato.

Quem Viu, Quem Matou… (Murder She Said, 1961)

Filme baseado na história 4.50 From Paddington, que também marca a primeira aparição nos cinemas da personagem Miss Marple. A história mostra que a protagonista testemunhou um assassinato da janela de um trem, mas a polícia não acredita em sua versão quando não encontra nenhum sinal do crime. O longa foi elogiado pela crítica, mas a própria autora não teria gostado da adaptação.

Chupi Chupi Ashey (1960)

Adaptação não-creditada da peça de teatro The Mousetrap. A trama é sobre uma mulher encontrada morta. A única pista deixada pelo criminoso é a conta de um hotel. Quando a polícia chega ao local para encontrá-lo, vários hóspedes inesperados aparecem e confundem a investigação. Será que o assassino fará mais uma vítima?

Dhund (1973)

Inspirado na peça The Unexpected Guest. Um viajante procura abrigo em uma casa e encontra Rani, que acabou de assassinar seu marido abusivo. Ele se entre atraído pela moça e os dois fazem um plano para explicar o crime e enganar a polícia.

Noite Interminável (Endless Night, 1972)

Michael Rogers não tem muito dinheiro, mas consegue realizar o sonho de ter sua casa junto com a namorada Ellie. Porém, lendas dizem que a propriedade é amaldiçoada e o casal começa a testemunhar eventos estranhos e ameaças. Baseado no livro de mesmo nome, publicado em 1967.

Crime a Bordo (Murder Ahoy, 1964)

O filme conta com a personagem Miss Marple, mas não é totalmente baseado em nenhum livro de Agatha Christie, embora tenha alguns elementos de They Do It with Mirrors. A história mostra que um dos amigos de Marple foi morto, e ela entra em um navio de reabilitação de jovens criminosos para investigar o que aconteceu. Na embarcação, porém, novos crimes acontecem.

E Não Sobrou Nenhum (1965)

Outra adaptação, dessa vez inglesa, do livro de mesmo nome.

Gumnaam (1965)

Adaptação indiana não creditada do livro E Não Sobrou Nenhum.

Punição para a Inocência (Ordeal by Innocence, 1984)

O Dr. Arthur Calgary vai visitar seu amigo Jack, mas descobre que ele morreu na cadeia após ser condenado pelo assassinato de sua mãe adotiva. Arthur, porém, tem um caderno que pode provar a inocência do amigo e começa uma investigação. Baseado no livro de 1958.

Os Crimes do Alfabeto (The Alphabet Crimes, 1965)

Hercule Poirot está de volta, dessa vez para investigar uma série de assassinatos. A parte intrigante é que as vítimas são mortas de acordo com as iniciais de seus nomes. Baseado no livro de Christie, The A.B.C. Murders.

Assassinato num Dia de Sol (Evil Under The Sun, 1982)

Hercule Poirot investiga a venda de um diamante falso em uma ilha exclusiva frequentada por ricos e famoso. Quando um assassinato acontece no local, todos têm um álibi. Inspirado no livro de mesmo nome, lançado em 1941.

Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express, 1974)

Primeira adaptação aos cinemas da famosa história. Hercule Poirot está no trem, que interrompe sua viagem no meio da noite por conta da neve. No meio da confusão, um assassinato acontece e ele precisa desvendar o caso. Poirot é interpretado por Albert Finney.

A Maldição do Espelho (The Mirror Crack'd, 1980)

Longa que marca a volta de Miss Marple aos cinemas, dessa vez com Angela Lansbury. Uma mulher morre envenenada, mas parece que a vítima pretendida era uma estrela do cinema. Marple, então, começa a investigar. Inspirado no livro The Mirror Crack'd from Side to Side.

Morte Sobre o Nilo (Death on The Nile, 1978)

O detetive Hercule Poirot está em um luxuoso cruzeiro pelo rio Nilo, quando uma herdeira recém-casada é encontrada morta. Será que ele consegue identificar o assassino antes do fim da viagem? O livro deve ganhar uma nova adaptação nos próximos anos.

O Último dos Dez (Ein Unbekannter rechnet ab, 1974)

Adaptação alemã de E Não Sobrou Nenhum.

Desyat Negrityat (1987)

Filme soviético inspirado no livro E Não Sobrou Nenhum.

Mon Petit Doidt m’a dit (2005)

Adaptação francesa de Um Pressentimento Funesto. Na história, o casal Prudence e Bélisaire investiga várias mortes que acontecem em um asilo.

Shubho Mahurat (2003)

Adaptação indiana de The Mirror Crack'd from Side to Side.

Mentiras Inocentes (Innocent Lies, 1995)

Inspirado no livro Towards Zero. Um detetive britânico vai para uma pequena cidade da França investigar a morte de um colega. Os principais suspeitos são membros de uma família aristocrata que têm muito o que esconder.

Ten Little Indians (1989)

Nova adaptação de E Não Sobrou Nenhum. Porém, dessa vez, os personagens são convidados para o safári na África.

Encontro Marcado com a Morte (Appointment with Death, 1988)

Emily Boynton, madrasta de três crianças e mãe de outra, chantageia o advogado da família para continuar com a guarda dos jovens após a morte de seu marido. Durante uma viagem, Emily é encontrada morta e Hercule Poirot (interpretado por Peter Ustinov), começa a investigar.

L’heure zéro (2007)

Adaptação francesa do livro Towards Zero.

Assassinato no Expresso do Oriente (2017)

Nova adaptação da famosa história, dessa vez com Kenneth Branagh como diretor e protagonista - leia a nossa crítica.

Chorabali (2016)

Filme indiano inspirado no livro Cards on the Table, de 1936. Na história, quatro pessoas suspeitas de crimes - mas nunca acusadas - estão em uma mesa jogando cartas. Em outro ambiente, um detetive, um professor de criminologia aposentado, um misterioso escritor e um jornalista investigativo fazem o mesmo. Ao fim da noite, o anfitrião é morto e surge a questão: quem cometeu o crime?

Grandmaster (2012)

Adaptação indiana do livro The A.B.C. Murders.

Le grand alibi (2008)

Longa francês inspirado no livro A Mansão Hollow, de 1946. Hercule Poirot é convidado para almoçar em uma grande mansão. Lá, ele encontra o jovem Dr. John Christow morto e sua esposa ao lado, segurando uma arma na mão. Tudo aponta que a mulher descobriu uma traição do marido e cometeu o crime, mas a trama é muito mais complicada do que isso.

Le crime est notre affaire (2008)

Adaptação francesa de 4.50 From Paddington. Nesse filme, Miss Marple é substituída pelo casal de detetives Tommy e Tuppence.

Crooked House (2017)

Adaptação inglesa do livro A Casa Torta, de 1949. Na história, um detetive é convencido por sua ex-namorada a encontrar o assassino de seu avô, antes que a Scotland Yard exponha os segredos sombrios da família. O longa chegou aos cinemas do Reino Unido em novembro.