A Confederacy of Dunces | Zach Galifianakis vai protagonizar adaptação de livro amaldiçoado
Morte de três atores criou mito em torno do livro de John Kennedy Toole
A Confederacy of Dunces, adaptação ao cinema do livro de John Kennedy Toole em desenvolvimento desde 1982, pode finalmente sair do papel. Segundo o Vulture, Zach Galifianakis será o protagonista e James Bobin (Os Muppets) estaria em negociações para dirigir.
capa
Zach Galifianakis
A trama segue as desventuras de Ignatius J. Reilly, um homem culto, subempregado e que ainda vive com sua mamãe na Nova Orleans da década de 60. Na sua busca por um emprego melhor, o excêntrico e robusto protagonista acaba se envolvendo em estranhas situações, descritas em tom de sátira. Phil Johnston (Nebraska) assina o roteiro e Scott Rudin produz para a Paramount Pictures.
O projeto ficou famoso por ser considerado amaldiçoado. O livro foi publicado em 1980 graças aos esforços da mãe de Toole, que encontrou o manuscrito em 1969, logo após o suicídio do filho, motivado, principalmente, por seu fracasso como escritor. Depois de lançado, A Confederacy of Dunces foi aclamado pela crítica e levou o Prêmio Pulitzer de melhor ficção em 1981.
Desde então, inúmeras tentativas de levar a história ao cinema foram feitas. Harold Ramis (Os Caça-Fantasmas) foi o primeiro a idealizar o projeto, que teria John Belushi como Ignatius. O ator morreu dois dias antes da reunião que oficializaria o filme. Na década seguinte, outros dois possíveis protagonistas teriam o mesmo destino: John Candy, em 1994, e Chris Farley, em 1997. As últimas tentativas frustradas, contudo, tiveram fins menos trágicos, com Philip Seymour Hoffman, John Goodman e Will Ferrell, todos ainda vivos, passando pelo papel.
Não há um cronograma definido para o novo projeto.