Clint Eastwood decide lançar dois filmes sobre Iwo Jima
Clint Eastwood decide lançar dois filmes sobre Iwo Jima
Quando
anunciou que adaptaria o livro Flags of Our Fathers: Heroes of Iwo Jima,
de James Bradley, o cineasta e ator Clint Eastwood (Menina
de Ouro) viu-se no meio de uma polêmica. A história
de heroísmo estadunidense na Segunda Guerra Mundial inevitavelmente colocaria
os japoneses como vilões e, para eles, a História não é
bem assim.
Em março, o governador de Tóquio, Shintaro Ishihara, pediu a Eastwood que respeitasse os mortos japoneses no trabalho. Em resposta ao pedido, o diretor disse que não iria, de forma alguma, espezinhá-los.
Agora, segundo a revista Time, ele cumprirá sua promessa com grande estilo.
Eastwood fará não um, mas dois filmes sobre a sangrenta batalha que custou as vidas de quase 30 mil pessoas. Cada produção mostrará o conflito de pontos de vista distintos. Flags of our fathers será através dos olhos de jovens soldados dos Estados Unidos enquanto Lamps Before the Wind (título provisório) colocará a ação do outro lado da ilha, com os nipônicos.
Paul Haggis, dono de um Oscar por Menina de Ouro, não pôde assumir o roteiro de Lamps Before the Wind, mas indicou a roteirista descendente de japoneses Iris Yamashita para o trabalho. Ela ajudou-o a pesquisar fatos históricos para Flags of our fathers e já entregou uma versão do roteiro para Eastwood, que prontamente aprovou o texto.
Os dramas mostrarão uma das batalhas mais violentas da Segunda Guerra em 1945. Em apenas um mês, 22 mil japoneses e 26 mil norte-americanos morreram para tomar Iwo Jima, ilha do Pacífico cuja importância estratégica incluía pistas de pouso.
As filmagens de Flags of our fathers começaram em agosto passado e o novo filme será rodado a partir de fevereiro. O lançamento de ambos deve ocorrer simultaneamente.