Cinemateca Brasileira

Créditos da imagem: Cinemateca Brasileira

Filmes

Notícia

Após abandono e incêndio, Cinemateca Brasileira reabre em maio

18 meses após fechar e passar por diversos acidentes, instituição reabrirá portas

Omelete
1 min de leitura
05.04.2022, às 17H47.
Atualizada em 05.04.2022, ÀS 18H07

Uma boa notícia para os fãs de cinema brasileiro: a Cinemateca Brasileira, responsável pela preservação da história do audiovisual nacional desde os anos 40, vai reabrir as portas de sua unidade principal no dia 13 de maio.

Localizada na Vila Clementino, zona sul de São Paulo, a Cinemateca ficou fechada por 18 meses. Nesse período, um galpão da instituição localizado na Vila Leopoldina, na zona oeste da capital, sofreu com incêndio e alagamento que prejudicaram a preservação do patrimônio cultural do cinema brasileiro.

Segundo o UOL, a assessoria de imprensa da Sociedade Amigos da Cinemateca, organização que cuida da gestão da instituição, vai divulgar em breve a programação de filmes e horários para o retorno das atividades.

A Cinemateca passou por situações complicadas nos últimos anos. Os funcionários acusam o Governo Federal de abandono e corte de investimento, o que dificultou em muito a manutenção do espaço e a proteção do patrimônio cultural ali protegido. 

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.