Deus e o Diabo na Terra do Sol

Créditos da imagem: Cinemateca Brasileira/Divulgação

Filmes

Notícia

Cinemateca exibe versão restaurada de Deus e o Diabo na Terra do Sol em julho

Filme é parte da Mostra Espetáculo Polêmica Cultura

Omelete
2 min de leitura
Mariana Canhisares
28.06.2022, às 16H59

Uma das atrações da Mostra Espetáculo Polêmica Cultura, que acontece na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, será a versão restaurada de Deus e o Diabo na Terra do Sol, do diretor Glauber Rocha. Pela primeira vez no Brasil, essa versão será exibida gratuitamente no dia 6 de julho, às 21h, com direito a debate com a equipe que restaurou o longa.

O novo restauro foi realizado na Cinecolor, empresa parceira da Cinemateca Brasileira, onde estava armazenada a cópia em película – cinco latas de negativos 35mm em perfeitas condições. Apesar disso, parte da obra de Glauber foi perdida no incêndio que atingiu um dos galpões da Cinemateca, em São Paulo, em julho de 2021.

O filme segue o vaqueiro Manuel (Geraldo del Rey) e sua esposa Rosa (Yoná Magalhães) quando fogem para o sertão depois que ele mata um coronel que tenta enganá-lo. No ermo brasileiro, violento e assolado pela seca, eles encontram duas figuras icônicas: Sebastião, que se diz divino, e Corisco, que se descreve como demoníaco. Amarrar seus destinos com essas figuras é uma decisão trágica, no entanto, pois o mercenário Antonio das Mortes está em seu encalço.

A Mostra, que celebra os 60 anos da Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC), ainda inclui os nacionais Garrincha, Alegria do Povo e A Hora e a Vez de Augusto Matraga, além de títulos estrangeiros, como Um Cão Andaluz e o Anjo Exterminador.

O evento acontece de 30 de junho a 10 de julho. Todas as entradas são gratuitas. Basta chegar na Cinemateca com uma hora de antecedência para garantir o seu.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.