O Ministério da Cultura e a Cinemateca Brasileira informaram que nesta segunda-feira (24), ocorreu um princípio de incêndio nas dependências do local, localizado na Vila Clementino, em São Paulo.
A situação ocorreu por volta das 16 horas e o incidente iniciou-se após um curto-circuito em um componente do sistema de climatização, em um local isolado da instituição. No comunicado, a Cinemateca explica que a brigada de incêndio do local, controlou o incêndio, sem risco para o acervo audiovisual da instituição, que permanece intacto.
O Corpo de Bombeiros também foi acionado, e lidou com a ventilação de segurança para eliminar a fumaça tóxica dos ambientes afetados. Colaboradores e visitantes foram evacuados, e não houve vítimas. Entretanto, mesmo com o acervo preservado, o sistema de climatização, essencial para a conversação do acervo, foi afetado.
O Ministério da Cultura reforçou o comprometimento com a recuperação do espaço, e tomará as medidas necessárias para garantir a recuperação do sistema que foi danificado. A Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC), responsável pela gestão do local desde 2022, dará continuada aos reparos, conforme aguardada liberação da perícia, para garantir a segurança e o pleno funcionamento das instalações.