Cena de Cidade de Deus

Créditos da imagem: Divulgação

Filmes

Notícia

Cidade de Deus | Filme será restaurado em 4K com inteligência artificial

Remasterização do filme é desenvolvida pela O2 Filmes, que confirma duas versões do restauro

Omelete
2 min de leitura
22.06.2024, às 18H19.
Atualizada em 03.07.2024, ÀS 16H38

Cidade de Deus vai ganhar uma cópia restaurada em 4K. A informação foi confirmada pelo CEO da O2 Filmes, Paulo Barcellos, durante um debate na CineOP, tradicional mostra de cinema de Ouro Preto.

O executivo também confirmou que o processo de remasterização do filme de Fernando Meirelles e Kátia Lund utilizará ferramentas de inteligência artificial.

"A IA será fundamental para automatizar a limpeza de frames, detectando falhas, trechos faltantes, imperfeições do original e nos dando opção de escolhermos como ajustar da maneira que decidirmos", disse Barcellos no evento.

Segundo ele, serão feitas duas versões restauradas do filme. Enquanto uma conta com modificações de efeitos sonoros e dos visuais, outra será mais fiel ao produto final lançado em 2002, com melhorias gerais na imagem e som. O projeto é desenvolvido parcialmente em Los Angeles, com a limpeza de 18 horas de material bruto filmados na época, e conta com digitalização dos negativos em tecnologia de 4K e 6K. O processo ainda inclui a transição de formatos de imagem.

Ainda de acordo com Barcellos, as ferramentas de inteligência artificial serão usadas para ajustar imperfeições técnicas e efeitos de pós-produção, entre outros fatores.

Com reconhecimento internacional, Cidade de Deus teve 4 indicações ao Oscar em 2004, entre eles Melhor Diretor, Roteiro Adaptado, Edição e Fotografia. O longa também saiu vencedor do BAFTA Awards de melhor edição e Writers Guild of America pelo roteiro.

O filme agora ganhará uma série, batizada de Cidade de Deus: A Luta Não ParaA produção conta com seis episódios e é ambientada já nos anos 2000, duas décadas após o filme original, lançado em 2002. Na série, veremos os retornos Buscapé, Barbantinho e Berenice, todos presentes no longa, além da chegada de novos personagens. 

O time de roteiristas é comandado por Sérgio Machado e inclui Armando PraçaRenata Di Carmo, Estevão Ribeiro e Rodrigo Felha. Na direção, o comando fica nas mãos de Aly Muritiba.

A série de Cidade de Deus estreia em agosto de 2024 no Max.

 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.