Christopher Nolan diz que público mais jovem reconhece e rejeita IA
Nolan diz que público busca histórias mais "táteis" e reais em meio ao avanço da IA
Créditos da imagem: Christopher Nolan/Divulgação
Além de comentar as polêmicas envolvendo a escalação de elenco de A Odisseia, o diretor Christopher Nolan também falou sobre outro tema em alta na indústria cinematográfica: o uso da inteligência artificial. Em entrevista ao The Telegraph, o cineasta afirmou que nunca viu uma rejeição tão rápida a uma tecnologia considerada revolucionária e disse que os jovens estão recusando conteúdos gerados por IA.
"Em toda a minha vida, nunca vi uma rejeição tão rápida e generalizada a um salto tecnológico supostamente fundamental", afirmou. "Tanta energia foi gasta para implementar a IA, mas, se você observar a reação dessa geração, verá que eles a estão rejeitando completamente."
Nolan citou os próprios filhos adolescentes, como exemplo. Segundo o cineasta, "o julgamento deles sobre a incompetência da IA foi imediato e severo", porque cresceram em um ambiente digital e conseguem reconhecer rapidamente esse tipo de conteúdo. Para ele, embora a tecnologia possa ter aplicações úteis, ela chega ao cinema "no momento errado", justamente quando o público demonstra um interesse renovado por histórias mais "táteis" e "reais".
Tudo sobre A Odisseia
O filme é mais uma adaptação do clássico poema heroico de Homero, uma continuação de Ilíada que conta a história de Odisseu (Ulisses em algumas traduções), tentando por 10 anos retornar para casa em Ítaca após a vitória na guerra de Troia. Irado, o deus dos mares, Poseidon, faz de tudo para impedir que ele volte à sua esposa, Penélope.
Matt Damon viverá Odisseu. Segundo a imprensa da Grécia, onde boa parte do filme foi rodado, Anne Hathaway interpretará a esposa do personagem, Penélope. Já Tom Holland interpretará Telêmaco, filho de Ulisses, com Zendaya interpretando a deusa Atena, Charlize Theron como Circe, Benny Safdie como Agamenon e Lupita Nyong'o como Helena de Tróia e Clitemnestra — ou Clitenestra —, esposa de Agamenon.
O elenco conta ainda com mais estrelas: Robert Pattinson, Jon Bernthal, Mia Goth, John Leguizamo e muitos outros nomes. Colaboradores antigos de Nolan estão de volta, como o compositor Ludwig Göransson (TENET e Oppenheimer) e o diretor de fotografia Hoyte Van Hoytema, que filma os longas de Nolan desde Interestelar.
A Odisseia chega aos cinemas em 16 de julho de 2026.
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários