Chloé Zhao é a 2ª mulher a receber mais de uma indicação ao Oscar de Direção
Cineasta iguala feito de Jane Campion, vencedora por Ataque dos Cães
Créditos da imagem: Reprodução / YouTube
Chloé Zhao fez história no Oscar 2026. A cineasta que fez Hamnet: A Vida Antes de Hamlet, se tornou a segunda mulher a ser indicada ao prêmio de Melhor Direção.
Zhao foi indicada pela primeira vez por Nomadland, e acabou levando a estatueta para casa. Antes dela, apenas Jane Campion foi indicada duas vezes, Campion foi indicada em 1993 por O Piano, mas acabou não conquistando o prêmio - apesar de ter levado para casa a estatueta de Melhor Roteiro Original. Já em 2022, foi indicada e venceu o prêmio de direção por Ataque dos Cães.
Tudo sobre o Oscar 2026
O anúncio oficial dos finalistas de cada categoria aconteceu hoje, 22 de janeiro de 2026 – menos de dois meses antes da entrega efetiva dos prêmios. A cerimônia está marcada para o dia 15 de março.
Os indicados foram anunciados em transmissão global no site da Academia (Oscar.com, Oscars.org) e em suas redes sociais (TikTok, Instagram, YouTube, Facebook) a partir das 10h30, do horário de Brasília com as primeiras categorias e o segundo bloco, após um intervalo, às 10h40.
Nas TVs aberta e fechada, a cerimônia de entrega do Oscar costuma ser transmitido respectivamente pela Globo e pelo TNT – o que deve se repetir neste ano, embora ainda não tenha havido a confirmação oficial.
Já nos Estados Unidos, a rede ABC detém seus direitos de transmissão até 2028, quando o Oscar passará a ser transmitido pelo YouTube.