Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Notícia

Chineses boicotam <i>Homem-Aranha 2</i>

Chineses boicotam <i>Homem-Aranha 2</i>

EF
05.07.2004, às 00H00.
Atualizada em 06.12.2016, ÀS 23H03

Os cinemas de Xangai iniciaram um boicote contra Homem Aranha 2 e outros filmes estrangeiros, numa campanha para aumentar a audiência de produções chinesas. A data foi escolhida para coincidir com as férias escolares e o verão, quando as crianças têm tempo livre e o público foge para os cinemas em busca de ar condicionado.

Os filmes ocidentais voltaram a ser exibidos na China em 1994, após quase cinqüenta anos de proibição, quando o governo comunista ainda tinha liberdade de rotular a produção estrangeira como "decadente". Porém, as necessidades da balança comercial foram mais fortes e, em 2002, o governo chinês teve de aumentar o número de filmes permitidos para que o país fosse admitido na Organização Mundial do Comércio. Segundo a imprensa chinesa, 56% da bilheteria ficou com os trinta filmes estrangeiros exibidos no país em 2002.

Representantes do governo Americano reuniram-se com representantes chineses por três dias para tentar evitar o boicote. Mais do que diversão, os filmes são vistos como produtos americanos capazes de ajudar a reverter a balança comercial entre Estados Unidos e China, que apresenta déficit de 124 bilhões de dólares. Sempre preocupada com o assunto, a MPAA - Motion Picture Association of America declarou que o boicote vai simplesmente alimentar o mercado de DVDs piratas, já que o público tentará assistir aos filmes de qualquer maneira. A China é considerada a maior produtora de discos piratas do mundo e um DVD ilegal de Homem Aranha é facilmente encontrado a baixo preço nas ruas das grandes cidades.

Omelete Recomenda

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.