Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Filmes
Notícia

Morre Cheng Pei-Pei, vilã de de O Tigre e o Dragão e pioneira das artes marciais

Chinesa era considerada a primeira estrela feminina do cinema de ação, e tinha 78 anos de idade

Omelete
2 min de leitura
19.07.2024, às 13H20.
Cheng Pei-Pei em O Tigre e o Dragão (Reprodução)

Créditos da imagem: Cheng Pei-Pei em O Tigre e o Dragão (Reprodução)

A atriz chinesa Cheng Pei-Pei, conhecida como "a rainha das espadas" no cinema asiático e considerada a primeira estrela feminina dos filmes de artes marciais, morreu aos 78 anos por complicações do Mal de Parkinson. A informação foi confirmada pela família de Cheng ao THR.

A grande revelação da atriz veio em O Grande Mestre Beberrão (1966), um dos primeiros clássicos do subgênero wuxia, que mistura artes marciais e dança em um efeito dramático. Na trama, ela interpretava uma espadachim habilidosa que enfrentava bandidos para resgatar o seu irmão.

Omelete Recomenda

Produzido pelos irmãos Shaw, figuras importantes no cinema de artes marciais de Hong Kong, O Grande Mestre Beberrão ganhou uma sequência em 1968, intitulada A Andorinha Dourada em referência ao apelido da personagem de Cheng.

A atriz também estrelou outros filmes produzidos pelos Shaw, como O Pântano do Dragão (1969) e A Hermitã do Kung Fu (1971), e apareceu em outros clássicos pioneiros do wuxia, como Punhais Voadores (1969) e A Garota do Kung Fu (1973).

A carreira de Cheng diminuiu de marcha quando ela se mudou para os EUA com a família, e ela passou grande parte dos anos 1980 e 1990 sumida das telas. Foi quando Ang Lee a chamou para interpretar a vilã Jade Fox no que viria a ser o clássico O Tigre e o Dragão (2000), que reviveu o interesse no wuxia e venceu quatro estatuetas do Oscar.

Nos anos seguintes, Cheng apareceu em filmes como A Espada do Dragão Branco (2002), Espíritos Famintos (2007), Street Fighter: A Lenda de Chun-Li (2009), A Conquista do Império (2011), Na Candência do Amor (2014) e Mulan (2020).

Cheng deixa quatro filhos, incluindo a atriz Eugenia Yuan e o apresentador Harry Yuan.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.