Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Notícia

Cheeta, o chimpanzé dos filme de Tarzan, morre aos 80 anos

Animal seria o primata não-humano mais velho já registrado

NB
28.12.2011, às 11H52.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H33

Jiggs, o chimpanzé que, rebatizado como Cheeta, teria protagonizado os filmes de Tarzan nas décadas de 1930 e 1940, com Johnny Weissmuller e Maureen O'Sullivan, morreu no dia 24 de dezembro, aos 80 anos. O falecimento foi anunciado pelo Santuário Suncoast Primate de Palm Harbor, na Flórida (EUA), onde o animal viveu por mais de 50 anos.

Cheeta

None
Cheeta

Omelete Recomenda

Não há como ter certeza se Jiggs realmente era o Cheeta do cinema, mas além dos filmes do Rei da Selva - como Tarzan, o Homem Macaco (1932) e Tarzan e sua Companheira (1934) - o chimpanzé teria atuado com Bela Lugosi, na época mais desesperada da vida do ator, em Bela Lugosi Meets a Brooklin Gorilla (1952), e estaria na primeira versão de Dr. Doolittle (1967). A comédia dirigida por Richard Fleischer teria sido o último trabalho de Cheeta, que logo depois se aposentou e seguiu para o santuário, onde assistia a seus antigos filmes e fazia pinturas abstratas, vendidas para arrecadar fundos ao local - no site cheetathechimp.org ainda é possível comprar as pinturas do chimpanzé e fazer doações à fundação.

Cheeta, ou Jiggs, nasceu na Libéria (África), em 1932, e foi levado a Nova York no mesmo ano. Aos 80 anos, o chimpanzé era o primata não-humano mais velho já registrado (sendo inclusive citado no Guinness), já que na natureza membros de sua espécie costumam viver até os 45 anos.

 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.