Filmes

Notícia

Casablanca é eleito o melhor roteiro da história do cinema

Romance entre Rick Blaine e Ilsa Lund é o favorito do Writers Guild of America

12.04.2006, às 00H00.
Atualizada em 04.11.2016, ÀS 15H07

Notório por conciliar suspense, aventura, intrigas, amor platônico, triângulo amoroso, comentários políticos, humor e Segunda Guerra Mundial sem soar indigesto, o roteiro de Casablanca é uma das mais célebres e bem-sucedidas compilações de fórmulas prontas da história. De quebra, ainda tem alguns dos diálogos mais famosos do cinema. Não à toa, portanto, o Writers Guild of America escolheu-o como o melhor script de todos os tempos em sua primeira lista dos 101 Mais.

O anúncio foi feito na sexta-feira. Cerca de 1.400 roteiros foram citados pelos membros do WGA nos Estados Unidos. A única regra: o roteiro deveria ter sido produzido. O clássico de 1942, escrito pelos irmãos Julius e Philip Epstein, em parceria com Howard Koch, encabeçaram a lista que, no total, teve 45 roteiros originais e 56 adaptações - dramas e thrillers foram francamente favorecidos em detrimentos de comédias.

O segundo mais votado é um roteiro adaptado: O Poderoso Chefão, de 1972, escrito por Francis Ford Coppola e Mario Puzo com base no romance de Puzo. O terceiro, Chinatown, escrito por Robert Towne, seguido por Cidadão Kane, com script de Herman Mankiewicz e Orson Welles. Como o segundo e o quarto colocado invariavelmente lideram as listas de melhores filmes americanos de todos os tempos, até que a escolha do WGA faz sentido - Casablanca é um trabalho essencialmente de roteiro, enquanto os outros são obras-primas graças ao esforço de direção.

Curiosidade: dois mestres da palavra, Woody Allen e Billy Wilder, dividem com Coppola o maior número de menções na lista, quatro vezes. William Goldman e John Huston tiveram três citações, assim como Charlie Kaufman, um dos poucos contemporâneos a figurar na eleição. Confira o Top Ten (a lista completa pode ser vista em www.wga.org):

1. Casablanca (Julius J. & Philip G. Epstein e Howard Koch)
2. O Poderoso Chefão (Mario Puzo e Francis Ford Coppola)
3. Chinatown (Robert Towne)
4. Cidadão Kane (Herman Mankiewicz e Orson Welles)
5. A Malvada (Joseph L. Mankiewicz)
6. Annie Hall (Woody Allen and Marshall Brickman)
7. Crepúsculo dos Deuses (Charles Brackett & Billy Wilder e D.M. Marshman Jr.)
8. Rede de Intrigas (Paddy Chayefsky)
9. Quanto mais quente melhor (Billy Wilder & I.A.L. Diamond)
10. O Poderoso Chefão II (Mario Puzo e Francis Ford Coppola)








Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.