Casa de Dinamite | James Cameron defende final do filme de Kathryn Bigelow
Diretor de Avatar entende que o desfecho do filme da Netflix era "o único possível"
O diretor James Cameron saiu em defesa do polêmico desfecho de Casa de Dinamite, filme dirigido por sua ex-esposa, Kathryn Bigelow, para a Netflix.
O cineasta contou ter expressado sua aprovação à conclusão da história diante da própria Kathryn, durante um jantar que tiveram juntos há algumas semanas.
"Eu disse a ela: 'Defendo totalmente esse final'. É realmente o único final possível. Você não chega ao final de A Dama ou o Tigre? [conto clássico] sabendo o que está atrás de qual porta", comparou, referindo-se ao fato de Casa de Dinamite terminar de forma aberta.
Para Cameron, a obra é eficaz em passar sua mensagem de conscientização política. "O ponto é: desde o momento em que o cenário começou, no minuto zero, quando o míssil foi lançado e detectado, o resultado já era péssimo. Não havia um bom resultado, e o filme passou duas horas mostrando que não há um bom resultado", avaliou, em conversa com o portal The Hollywood Reporter.
"Não podemos sequer cogitar a existência dessas armas. E tudo se resume a um único indivíduo no sistema americano, o presidente, que é a única pessoa autorizada a lançar um ataque nuclear, seja ofensivo ou defensivo, e a vida de todas as pessoas do planeta gira em torno dessa única pessoa. Esse é o mundo em que vivemos - e precisamos nos lembrar disso quando votarmos da próxima vez", concluiu o criador da franquia Avatar.
Tudo sobre Casa de Dinamite
Estrelado por Idris Elba (Circulo de Fogo), Rebecca Ferguson (Silo), Gabriel Basso (O Agente Noturno), Jared Harris (Chernobyl), Tracy Letts (Adoráveis Mulheres), Anthony Ramos (Transformers: O Despertar das Feras), Moses Ingram (Obi-Wan Kenobi), Jonah Hauer-King (A Pequena Sereia), Greta Lee (Vidas Passadas) e Jason Clarke (Planeta dos Macacos: O Confronto), o filme deve ser um dos principais lançamentos da Netflix em termos de ser potencial candidato a prêmios como o Oscar, considerando o histórico de Bigelow, que venceu o prêmio com Guerra ao Terror em 2010
Confira a sinopse oficial de Casa de Dinamite: “Quando um único míssil não identificado é lançado contra os Estados Unidos, começa uma corrida para determinar quem é o responsável e como responder”.
Casa de Dinamite marca o retorno de Bigelow após oito anos sem lançamentos. O último filme de Bigelow foi Detroit em Rebelião, drama de 2017 estrelado por John Boyega, Will Poulter e Anthony Mackie.
Depois de uma ótima recepção crítica no Festival de Veneza de 2025, Casa de Dinamite chegou em 9 de outubro aos cinemas do Brasil, com distribuição da O2 Play.
Agora, Casa de Dinamite está disponível na Netflix.