Filmes

Entrevista

Carros 3 | "Dublar animação dá uma relaxada", diz dublador nacional do guincho Mate

Animação chega aos cinemas esta semana

Rodrigo Fonseca
11.07.2017, às 18:12
Atualizada em 11.07.2017, às 19:05
Atualizada em 11.07.2017, às 19:05

Versão brasileira do hit animado do momento, o Titio Avô, o ator Mário Jorge - que embalou gerações de fãs da Sessão da Tarde dando voz a Eddie Murphy e a John Travolta - vai comemorar seus 40 anos de dublagem, a se completarem agora em julho, reatando os laços com um de seus mais queridos personagens: o guincho Mate. Ele dubla o reboque de trejeitos mineiros (vocalizado nos EUA por Larry The Cable Guy) em Carros 3, que estreia em 13 de julho com combustível de humor para acelarar o coração dos fãs da Pixar.

"Dublar animação dá uma relaxada, deixa a gente mais livre pra criar do que filmes com atores, no qual é preciso muita atenção ao que o ator faz", diz Jorge, que foi a voz nacional do mago Gorpo, da série He-Man, e que, desde 2001, dubla o Burro Falante da franquia Shrek. "Na vida, a sorte deve estar atrelada ao talento. Eu dei sorte de ter pego um papel de protagonista assim que comecei a dublar, em julho de 1977, fazendo a voz de Larry Hangman, o JR da serie Dallas, em A Volta do Maior Detetive do Mundo. E dei sorte de ver todas as animações que fiz se tornarem sucessos. O Titio Avô virou uma febre".

Na trama de Carros 3, Mate tem que ajudar o Relâmpago McQueen a driblar uma nova geração de carangas envenenadas para provar que não está obsoleto.

"Tentei desde o começo fazer o Mate do meu jeito, diferente da voz original, propondo um tom mineirinho. Não enxergava nele o tom grave do original e sim um ar mais humilde, de bicho do mato", diz Jorge. "Foi uma criação minha. Até as palavras mais típicas da mineirice eu trouxe. Acabou que, no primeiro Carros, eu fui elogiado pelo presidente da Disney pelo meu trabalho".

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.