O longa Carlota Joaquina, Princesa do Brazil vai retornar aos cinemas brasileiros em comemoração aos 30 anos do seu lançamento. O filme, que foi remasterizado em 4K, chega aos cinemas no dia 14 de agosto, em cópias acessíveis, com patrocínio da Petrobras.
A nova exibição chegará aos cinemas de dez capitais brasileiras, que ainda não foram divulgadas. A diretora Carla Camurati, que assina também o roteiro ao lado de Melanie Dimantas, destaca o humor, a ironia e a liberdade estética como marcas da obra, que convida o público a refletir sobre as origens do Brasil. “‘Carlota Joaquina, Princesa do Brazil’ fala com leveza de um país erguido sobre privilégios, acordos de conveniência e relações de poder — temas que, infelizmente, ainda ecoam na nossa realidade. O filme se reafirma como um retrato provocador da nossa história, mas também como um espelho, por vezes desconfortável, do presente.”
Camurati celebrou não só os 30 anos do longa, como também a oportunidade de ser sua primeira produção como diretora retornando às telonas. “É uma emoção profunda saber que meu primeiro longa vai reencontrar o público no cinema. Revendo-o hoje, percebo que continua pulsando com força surpreendente. A crítica e o tom satírico, que já eram ousados na época, talvez sejam ainda mais compreendidos pelas novas gerações. Vai ser lindo ver jovens, professores e famílias descobrindo — ou revendo — o filme no cinema, que para mim segue sendo o espaço ideal para a experiência coletiva da arte.”
A trama se passa entre o fim do século XVII e o início do século XIX. Aos dez anos, Carlota Joaquina é prometida a João, de Portugal. A jovem princesa é aprovada pela corte espanhola e levada para Lisboa, onde se deparada com um destino bem menos glamouroso do que era retratado nos quadros e protocolos da nobreza. João, de temperamento introspectivo, prefere o canto sacro e o cultivo de flores à companhia da nova esposa. Com a morte do príncipe herdeiro e o agravamento da saúde mental da rainha D. Maria I, o casal acaba elevado ao trono português. Em meio às turbulências provocadas pela Revolução Francesa e pelas ameaças de invasão napoleônica, a corte portuguesa realiza uma fuga histórica e silenciosa para o Brasil — episódio que marca uma reviravolta no destino da colônia e dá origem a uma nova fase da história luso-brasileira.
“Queríamos comemorar a data redonda de ‘Carlota Joaquina’ e tivemos a sorte de celebrar os 30 anos da Retomada em um momento histórico para o cinema brasileiro, com a conquista do Oscar. De ‘Carlota’ a ‘Ainda Estou Aqui’, foi uma longa travessia. Esse relançamento é uma forma de contar essa história — e a emoção de ver o filme em 4K, na tela grande, é insubstituível”, afirma a produtora Bianca de Felippes.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários