Canção da Noite - Festival do Rio 2007
Clássico do terror chinês é inspirado em O Fantasma da Ópera e Monstros da Universal
Canção da Noite (Yeban gesheng, 1937) pode ser considerado o primeiro filme de horror chinês. O roteiro é inspirado no romance O Fantasma da Ópera, de Gaston Leorux, e tem também fortes influências estéticas do longa homônimo realizado pelo diretor Rupert Julien, em 1925. Dirigido por Maxu Weibang, a trama enfoca a trágica história de Song Danping (Jin Shan, um dos melhores atores chineses da época), um cantor de ópera. Ele era apaixonado pela filha de um rico senhor feudal que não aprova o relacionamente e manda espancá-lo. Desfigurado com ácido e abandonado à morte em um teatro em chamas, Song resolve fingir sua morte, pois não queria que sua amada o visse daquela forma. Ela, porém, acaba enlouquecendo.
Anos depois o teatro foi reconstruído e Song ronda os bastidores esperando encontrar um herdeiro para a sua arte. Numa noite de chuva, um grupo de atores busca refúgio no teatro que tem a fama de ser assombrado pelo fantasma de Song Danping. Um promissor cantor/ator (Shi Chao) se depara com o desfigurado cantor, que descreve sua triste história em um soberbo flashback e pede ajuda na recuperação de sua amada.
canção da noite 1
Apesar de inspirado no clássico francês, o roteiro reserva uma boa dose de surpresas e modificações. Maxu Weibang, por exemplo, não constrói sua história em cima de mortes ou vinganças. É o tom de tragédia que sustenta o melodrama.
Além de O Fantasma da Ópera, os clássicos Monstros da Universal também influenciaram Weibang, em especial Frankenstein (1931). Assim como James Whale, o diretor chinês abusa dos contrastes de sombras e luzes para capturar toda a essência do mistério da trama, e ainda veste o ajudante de Song Danpig de forma muito semelhante aos trajes do corcunda Fritz. Aliás, não só os figurinos como também os cenários são totalmente ocidentalizados, não fazendo referência alguma à China onde foi filmado.
O filme se destaca dentre os clássicos chineses feitos na época pela sua singularidade. Apesar de seguir a linha da grande maioria das produções desse período, e também pregar a unificação dos chineses como forma de retaliar a invasão japonesa, Canção da Noite tem um grande diferencial no formato da sua história e na abordagem visual, que usa câmeras e efeitos especiais para ajudar a enriquecer a trama. Ao fim da sessão, você vai ficar no mínimo curioso para ver a seqüência que ele criou em 1941.