Com Upgraded, Camila Mendes inicia uma nova carreira: a de produtora

Filmes

Entrevista

Com Upgraded, Camila Mendes inicia uma nova carreira: a de produtora

A atriz conversou com o Omelete sobre o fim de Riverdale, representatividade brasileira e comédias românticas

Omelete
3 min de leitura
09.02.2024, às 10H28

Agora que se mudou de Riverdale, Camila Mendes está com tempo de se aventurar por novas empreitadas. Não demorou para que a filha de brasileiros entrasse em novos projetos, e o mais novo saiu hoje, dia 9, no Prime Video: Camila é produtora e atriz principal da comédia romântica Upgraded.

“Claro que foi triste deixar para trás aquele capítulo da minha vida e dizer adeus a Riverdale, até porque estava muito apegada à rotina”, disse ela em entrevista ao Omelete, por videoconferência. “Mas eu estava ansiosa por essa nova fase, abandonando os papeis de adolescente, até porque vou fazer 30 anos em alguns meses. Então estava empolgada.”

Em Upgraded, Camila interpreta Ana Santos, que sonha ter sua própria galeria de arte enquanto dorme no sofá no minúsculo apartamento que sua irmã divide com o namorado em Nova York. No filme dirigido por Carlson Young, Ana está fazendo estágio em uma grande casa de leilões de arte. Um dia, ela consegue fazer algo que agrada à exigente chefe, Claire (Marisa Tomei), uma espécie de Miranda Priestly, a personagem interpretada por Meryl Streep em O Diabo Veste Prada (2006). 

De repente, ela se vê na primeira classe de um voo para Londres, onde tem um encontro fofo com o inglês Will (Archie Renaux). Ele acha que Ana é diretora da casa de leilões, ela não desmente, e assim temos o início de muitas confusões. Por sorte, Ana é esperta e acaba também sendo “adotada” pela poderosa mãe de Will, Catherine (Lena Olin). 

Camila está feliz com a volta das comédias românticas, que foram tão populares nos anos 1980 e 1990 e deram uma sumida dos cinemas para depois finalmente serem resgatadas pelos streamings. “Na década de 1990, os maiores atores faziam comédias românticas. Havia orgulho em estrelá-las”, disse. “Em algum momento isso mudou, e elas começaram a ser vistas como algo menor. Mas acredito que as comédias românticas podem ser boas se feitas direito. Foi o que tentamos com Upgraded. Claro que elas são previsíveis, mas, se forem charmosas, engraçadas e espertas e se os espectadores gostarem dos personagens, é uma receita de sucesso.”

No filme, não fica claro se a personagem é brasileira ou não, mas Camila Mendes fez questão que ela tivesse um nome em português. “O sobrenome dela não era Santos originalmente, mas eu queria trazer uma noção de que ela é brasileira, mesmo que não fosse explícito”, disse a atriz. “Estou cansada de ver apenas latinas de outras origens sendo representadas. Quero fazer com que as brasileiras tenham visibilidade nesse espaço, mesmo que seja de maneira sutil, com um nome apenas. Eu tenho muito orgulho de ter origem brasileira”, disse Camila, que é filha de brasileiros e nasceu nos Estados Unidos. 

Em seu próximo filme, Música, que ela estrela e coproduz, a atriz faz uma americana brasileira. A comédia romântica dirigida e estrelada por Rudy Mancuso, filho de brasileira, também estreia no Prime Video em 4 de abril. “É uma comédia romântica diferente do que você já viu”, disse ela, que está curtindo a fase produtora. “Eu tenho muitas opiniões e ideias, e é muito legal ter a liberdade de expressá-las. Nem sempre você tem essa chance como atriz, embora em Riverdale nos sentíamos um pouco produtores de nossos próprios personagens, já que cada episódio tinha um diretor diferente. Tínhamos certa autoridade sobre nossos personagens.”

Claro que ela não se importaria em nada de embarcar em uma aventura como a de seu colega de elenco (e ex) Charles Melton, que ganhou diversos prêmios da crítica e foi indicado ao Globo de Ouro e ao Critics Choice por sua interpretação no filme Segredos de um Escândalo, de Todd Haynes, um dos diretores independentes americanos mais admirados, e estrelado por Julianne Moore e Natalie Portman. “Adoraria trabalhar com cineastas assim, seria um sonho. Diga a eles para me ligarem!”

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.