CADE vai revisar a compra da Fox pela Disney

Créditos da imagem: Divulgação/Walt Disney

Filmes

Notícia

CADE vai revisar a compra da Fox pela Disney

A venda não efetuada do canal Fox Sports seria a causa para reavaliação da transação

Gabriel Avila
13.11.2019
17h21

O CADE (Conselho Admnistrativo de Defesa Econômica) vai revisar a compra da 21st Century Fox pela Disney. O órgão foi um dos últimos no mundo a aprovar a transação por preocupação com os canais esportivos, já que a Disney passou a ser dona tanto do ESPN quanto do Fox Sports, deixando apenas o SporTV como concorrente. A solução encontrada em fevereiro de 2019 foi a venda da emissora pertencente à Fox tanto no Brasil quanto no México. No entanto, ela não foi concretizada até o momento.

Confira abaixo um comunicado do CADE:

“A venda do canal Fox Sports foi uma das medidas negociadas entre o Cade e as empresas em um Acordo em Controle de Concentrações (ACC) para afastar preocupações concorrenciais advindas da operação. O objetivo era permitir que a estrutura do mercado permanecesse com a mesma pressão competitiva anterior à fusão, com a continuidade de três opções de canais de esportes para os consumidores no Brasil: SporTV (da GloboSat), ESPN e mais uma nova empresa com os ativos da Fox Sports.”

Ainda não há detalhes a respeito das implicações da revisão, fique de olho no Omelete para não perder as novidades sobre o caso.

A fusão foi uma das principais notícias de 2019 por entregar à Disney as propriedades da Marvel como X-Men, Deadpool e o Quarteto Fantástico, que passam ao controle da Marvel Studios. Outras propriedades transferidas incluem Avatar, Alien e The Simpsons.